Navegação

Cia. de Danças Populares Txai apresenta show de danças folclóricas em Canindé-CE

Além das apresentações de danças a programação ainda conta com oficinas, as atividades fazem parte do XI Edital de Incentivo às Artes da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.

A Cia. de Danças Populares Txai realiza, neste final de semana (dias 13 e 14), uma série de atividades artísticas, entre shows de danças folclóricas e oficinas, em Canindé, com programação gratuita. As atividades fazem parte do projeto “Txai Encena”, que foi contemplado pelo XI Edital de Incentivo às Artes 20016, da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult), na categoria montagem/circulação de espetáculos.

O projeto nasce da necessidade da valorização e do fortalecimento da cultura popular como alternativa para a preservação das culturas tradicionais em todo o estado. A Cia. Txai leva a Canindé um show de danças folclóricas que retrata a cultura regional e brasileira, além de exaltar as manifestações tradicionais e populares. No repertório, danças como xaxado, ciranda, coco, bumba meu boi, maracatu.


A Cia. é uma das ações da Associação Txai Cultura e Arte (ATXAICA). A associação tem como missão formular, fomentar e executar programas e projetos voltados para a pesquisa, documentação e apoio as expressões da cultura popular brasileira.

Na programação, além dos dois shows, a Cia. de Danças Populares Txai também realiza oficinas de danças no sábado (13), no CREDE, das 14h às 17h, e no domingo (14), na Casa de Cultura do Assentamento Todos os Santos, em dois horários, pela manhã de 9h às 11h, e à tarde de 13h às 15h. Confira programação completa.


CIA. DE DANÇAS POPULARES TXAI

Foi fundada há 20 anos, em Fortaleza, com o objetivo de participar, incentivar, criar e divulgar as danças folclóricas e populares, no estado, além disso, tem o compromisso de cidadania social para a difusão cultural.

A Cia. Txai transforma o pensamento e a dança em possibilidades de pesquisa e criação, aprimorando constantemente seus espetáculos. Ao longo dos seus 20 anos, a Txai já participou de diversos festivais de folclore, nacionais e internacionais, como divulgadora e representante da cultura cearense, nordestina e brasileira.

Em 2016, a Cia. de Danças Populares Txai foi reconhecida como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura, por sua importante atuação junto à cultura tradicional popular de Fortaleza e do Ceará.

PROGRAMAÇÃO:

Sábado (13)
Oficina: 7ª CREDE, 14h às 17h.
Apresentação: Quadra do Colégio Paulo Sarasate, às 19h.

Domingo (14)
Oficinas: Casa de Cultura do Assentamento Todos os Santos
Manhã - 9h às 11h
Tarde - 13h às 15h

Apresentação: Casa de Cultura do Assentamento Todos os Santos, às 18h
Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia