Navegação

KITESURF NO DELTA DO PARNAÍBA É DESTAQUE NA MÍDIA NORTE-AMERICANA


Washington Post apresenta potencial da região Nordeste para o Turismo de Aventura e esportes aquáticos. Jornalista contou com apoio da Embratur em sua passagem pelo país 

Delta do Parnaíba, que abrange os estados do Maranhão e Piauí, é ideal para a prática do kitesurf

O Jornal Washington Post publicou esta semana uma matéria com o título: "Ao longo da costa nordeste do Brasil, um safári de kitesurf". O texto destaca o grande potencial do Delta do Parnaíba para a prática do esporte e ressalta que a região é a "uma equação perfeita para o kitesurf". A publicação, ilustrada com belas fotos, é assinada pelo jornalista norte-americano, John Briley, que veio ao Brasil com apoio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo).

O instituto promove articulação e auxilia com informações, insumos para a viagem, contato com parceiros locais e dicas sobre o roteiro. Segundo a presidente da Embratur, o apoio faz parte das atribuições do instituto na promoção internacional do potencial turístico brasileiro no exterior, além do fortalecimento da imagem do Brasil como destino turístico.

"A divulgação de reportagens sobre o potencial brasileiro para o Turismo de Aventura é importante para mostrar a diversificação de nossa oferta turística, além de impactar mercados emissores estratégicos e, assim, atrair mais turistas estrangeiros para nosso país. O Delta do Parnaíba e toda a costa nordestina atestam a atratividade de nossos destinos para este público", explica Teté Bezerra.

No texto, o jornalista descreve, com riqueza de detalhes, sua experiência esportiva no Delta do Parnaíba. Destaca o contraste entre o isolamento no percurso nas praias desérticas e a infraestrutura hoteleira com resorts, hotéis e pousadas, onde o grupo de turistas teve acesso a gastronomia, especialmente, com peixes, pescados e frutos do mar, além de bebidas típicas brasileiras com um toque especial nordestino. No caso, caipirinha com sabor maracujá.

Além disso, o jornalista lembra do contato com a hospitalidade do povo brasileiro, desde os pescadores até crianças. A expedição teve início no Rio Parnaíba que deságua no Oceano Atlântico entre as cidades de Parnaíba e Atins, "ao longo de uma costa erguida desde os tempos pré-históricos".

DELTA DO PARNAÍBA

Na geografia, designa-se por delta a foz de um rio formada por vários canais ou braços do leito do rio e que deságuam no mar. No caso do Parnaíba, esta característica resultou em uma das paisagens mais belas do mundo.

O Delta do Parnaíba, que está localizado entre os estados do Maranhão e Piauí, concentra belezas naturais ainda pouco exploradas e que dispõem de potencial suficiente para atender e até superar as expectativas dos turistas internacionais. Esse fenômeno ocorre de forma semelhante no Rio Nilo, na África.

O Rio Parnaíba surge na chapada das Mangabeiras e seu curso percorre 1,4 mil km, estendendo em cinco braços entre os dois estados, formando um emaranhado de rios, igarapés e cerca de 80 ilhas. A melhor época para visitar o Delta do Parnaíba para a prática do kitesurf é entre os meses de julho a dezembro, durante a temporada de ventos.
Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia