Fim de semana de folia, arte e trilha no Recife



No primeiro final de semana de fevereiro, os recifenses e os visitantes da cidade já poderão carnavalizar. E tem opções para quem prefere atividades ambientais ou exposições visuais também

O Recife já é conhecido no País inteiro, e fora dele, pelo seu Carnaval singular. Os turistas que chegarem à cidade neste primeiro final de semana de fevereiro já poderão curtir o som, a alegria e a criatividade dos festejos do mês em eventos gratuitos. Vai ter muita música no Pátio de São Pedro, no Paço do Frevo e na Igreja Madre de Deus. Mas na programação da Prefeitura do Recife não tem apenas folia, há opção de cultura e lazer no Sítio Trindade, na Galeria Janete Costa, no MAMAM, no Museu da Cidade do Recife, no Museu Murillo La Greca, no Econúcleo da Jaqueira e no Jardim Botânico da Cidade. Ainda tem os passeios do Olha! Recife e a Ciclofaixa de Turismo e Lazer do Recife.

Quem já está no ritmo de Carnaval, não pode perder o acerto de marchas, no Pátio de São Pedro, amanhã (1º), a partir das 19h. A noite de ensaios vai começar com a criançada do Bloco Lírico Carnavalesco Memória da Infância. Depois será a vez do tradicional Bloco das Flores, seguido pelo Bloco Lírico Cordas e Retalhos. Às 20h30, terá início a apresentação do Bloco Lírico Pierrots de São José; às 21h, o Bloco Folguedos de Surubim é quem vai encantar o público. Por fim, fechando a noite, o Bloco Lírico Flores do Capibaribe mostra a sua música e as suas cores.  Ufa!

O Paço do Frevo também já está na onda da folia. O museu vai promover o Arrastão do Frevo com a presença ilustre do tradicional Clube Carnavalesco Misto Escuta Levino. O cortejo marca o início das comemorações para o Dia do Frevo e aniversário do Paço e será realizado neste domingo (3), com concentração às 15h30, no Marco Zero, e saída pelas ruas do Bairro do Recife a partir das 16h. O acesso à programação é gratuito. Informações: (81) 3355-9500.

E a Igreja Madre de Deus, no Recife Antigo, recebe o primeiro Música na Igreja do ano. O projeto da Secretaria de Turismo do Recife vai levar a Orquestra Pau e Corda do tradicional Bloco das Flores para uma apresentação gratuita, às 17h, neste domingo. Considerado o bloco etílico mais antigo do Recife, o Bloco das Flores completa neste Carnaval 99 anos. Fundado em 1920 por um grupo de músicos e compositores carnavalescos, foi iniciada uma nova categoria de frevo, sendo o Bloco das Flores o primeiro do Recife.

Para quem gosta de uma programação mais tranqüila e em meio ao verde, uma boa opção é ir para o Sítio Trindade neste final de semana. No sábado (2), a partir das 5h, já haverá a tradicional feirinha de orgânicos no local. Mais tarde, às 9h30, o Sítio Trindade oferecerá um aulão de Zumba com a professora Josy Zorak que não vai deixar ninguém parado.
Entre as milhares de obras de arte espalhadas pelas ruas e prédios do Recife, estão vários animais e seres mitológicos que marcam a paisagem e a memória coletiva em esculturas gigantes, miniaturas, gárgulas ou entalhes em pedra. O Olha! Recife de ônibus deste sábado vai até algumas dessas obras, que despertam a curiosidade, principalmente por conta dos seres mágicos. Na manhã do dia seguinte, domingo, o roteiro a pé fará um passeio pela memória dos povos que ajudaram a formar o Recife. Os passeios são gratuitos e promovidos pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer. Para participar é necessário se inscrever pelo site www.olharecife.com.br, a partir das 9h, desta sexta-feira.

Todo mundo que gosta de pedalar já tem encontro marcado com a Ciclofaixa de Turismo e Lazer do Recife. São 36,5 km de percurso à disposição de todos, passando por 30 bairros, todos os domingos e feriados. Sempre das 7h às 16h, a ciclofaixa já faz parte da rotina do recifense, se tornando uma programação para fazer com a família, amigos ou até mesmo sozinho.

Também tem muita arte para ser vista nos museus da cidade geridos pela Secretaria de Cultura do Recife e pela Fundação de Cultura Cidade do Recife. Na Zona Sul do Recife, a Galeria Janete Costa recebe a exposição Transistor de Jota Zer0ff. São 24 obras, a maioria delas de spray sobre madeira, mas o artista também recorre a lápis e papel, além de honrar sua mais recorrente tela em dois painéis de grafitti estampados nas paredes da galeria. A exposição é gratuita e aberta ao público, informações: (81) 3355-9825.

No MAMAM, a mostra gratuita em cartaz é “Com Olhos de Náufrago ou Onde fica o Próximo Porto”, da paraibana radicada em Pernambuco Alice Vinagre. A exposição navega pelas águas ora turvas ora calmas da obra de Alice, atravessando fases, investigações e técnicas que nortearam sua produção, da década de 1980 em diante. Saiba mais: (81) 3355-6871.

E no Museu da Cidade do Recife está em cartaz a exposição “Cinco Pontas” que reúne achados arqueológicos, pinturas e documentos ainda inéditos para o público e que comprovam a importância do Forte das Cinco Pontas em diversos momentos históricos da capital pernambucana. A entrada é gratuita. Veja: www.museudacidadedorecife.org.


No Museu Murillo La Greca, o público ainda pode conferir a mostra Glossário Fluvial que aborda, a partir de fotografias, os rios e os termos técnicos que envolvem o universo fluvial. A exposição é do fotógrafo e ilustrador Hassan Santos e a visita é gratuita. Para mais detalhes: (81) 3355-3128.


MEIO AMBIENTE - Fevereiro é um mês marcado pelo fim das férias e volta às aulas, mas a diversão continua nos equipamentos de educação ambiental da Prefeitura do Recife. O sábado e domingo serão de programação intensa no Jardim Botânico do Recife, no Curado, Zona Oeste da cidade e no Econúcleo Jaqueira, na Zona Norte. Atividades gratuitas e voltada para todas as idades vão marcar o final de semana, dentre elas: trilhas, oficinas de poesia e de mudas, sessão de meditação, contação de histórias e muito mais.

Um tempo para se conectar com a natureza, colocando as mãos na terra ou fazendo uma caminhada na Mata Atlântica é a pedida no Jardim Botânico. Neste sábado, a partir das 14h, a Caminhada Ecológica aos Jardins vai proporcionar ao público uma experiência fantástica, onde os participantes serão levados numa trilha no meio do verde e aos jardins sensoriais, podendo experimentar sensações, aguçar os sentidos e conhecer novas espécies. Para participar, basta chegar um pouco antes do início e garantir vaga na entrada do Jardim.

Já no Econúcleo do Parque da Jaqueira, no sábado, às 15h, a contação de histórias “O morcego e a cabaça” vai agitar a tarde da garotada. A história narra como um morcego ajuda na disseminação e polinização das plantas, logo após os arte-educadores vão conduzir o grupo a uma oficina com montagem de morcego em origami. O domingo começa com calmaria, concentração e meio ambiente. O equipamento da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, oferece sessão gratuita com o grupo Sahaja Yoga, a partir das 9h. Tanto adultos quanto crianças podem participar da atividade que tem como benefícios a diminuição da ansiedade, controle da pressão arterial e aumento da qualidade do sono.

Além da caminhada e sessão de meditação, a programação se estende por todo o final de semana com várias atividades. O funcionamento do Econúcleo Jaqueira é de quinta a domingo, das 9h às 17h e o do Jardim Botânico é de terça a domingo, das 9h às 15h30.

Confira a programação completa:

Jardim Botânico

Sábado (02|02)
9h – Borboletando entra as árvores: trilha ambiental + oficina de criação com resíduos sólidos
10h30 – Oficina de Poesia “sobre bichos e plantas”
13h30 – Acolhimento com Cordel do JBR
14h – Caminhada Ecológica aos Jardins (Orquidário, Sensorial e Cactário) – (inscrição na portaria – 10 a 30 pessoas)
15h – Ecordel: Oficina de Cordel

Domingo (03|02)
9h – Vozes do Meio “Sarau Ambiental”
10h – ECOlorindo: oficina de criação de lápis com galhos secos
11h – Historias Cantaroladas
13h30 – Historias Cantaroladas
14h00 – Caminhada poética “Caminho DiVersos”
15h00 – Vivência Ambiental “Mesa Sonora”

Serviço
Jardim Botânico do Recife
Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 15h30
BR­ 232, km 7,5 - Curado – Recife
Entrada: gratuita

Econúcleo Jaqueira

Sábado (02|02)
9h – Apresentação do espaço sustentável com fantoches + oficina de compostagem
10h – O Meio que se conta: Contação de Histórias “Maricota: quero sombras, comida e água fresca”
11h – Vivência ambiental de expressão corporal
14h – Trilha Ambiental
15h – O Meio que se conta: Contação de Histórias “ O morcego e a cabaça”
16h – Oficina de mudas: terra e vida

Domingo (03|02)
9h – Meditação com o grupo Sahaja Yoga
10h – Oficina sensorial com plantas medicinais
11h – Em Cena Verde: Quadro de cena em ensaio dirigido
14h – Oficina de Plantio “Cantinho das Sementes”
15h – Jogo da memória ambiental
16h – Oficina de criação “borboletando, coisa e tal”

Serviço
Econúcleo Jaqueira
Parque da Jaqueira
Funcionamento: Quinta a domingo, das 9h às 17h
Entrada: gratuita
Compartilhe on Google Plus

Postado por Fernando Lagreca

0 comentários:

Postar um comentário

Adicione seu comentário sobre a notícia