Como utilizar farinha de trigo corretamente



O que pães, bolos, biscoitos e outros tipos de massas têm em comum? A resposta é a farinha de trigo. Muitas vezes utilizada como ingrediente principal para chegar ao ponto certo da sua receita, a farinha também exerce outras funções na cozinha, como empanar carnes ou peixes (até legumes, como a couve-flor, por exemplo), e ainda pode tornar seus molhos mais incorporados e saborosos, como o molho branco e suas variações.
Há diversos tipos de farinha, como a branca, granary, integral, espelta, milho, aveia e outras versões específicas para certos alimentos. Mesmo com uma extensa lista de opções, a farinha de trigo ainda é a pedida certa para deixar suas receitas com um gostinho inigualável.
Fonte de carboidratos e proteínas, a farinha de trigo é a base de receitas que fazem parte da nossa alimentação. Mas, para conseguir uma massa consistente, aerada e gostosa, é necessário saber como utilizá-la da forma correta.
A Finna, marca de farinhas e misturas para bolos da M. Dias Branco, traz os quatro passos essenciais para alcançar o resultado perfeito, independentemente do que você estiver cozinhando. Confira:
Peneirar a farinha torna a massa aerada e ajuda a obter um resultado leve e crocante. Use uma peneira especial para farinhas ou uma peneira fina comum, agitando-a sobre uma tigela grande.
Abrir a massa: Antes de abrir a massa, enfarinhe a superfície de trabalho e também o rolo de abrir para evitar que a massa grude.
Fazer um buraco no centro: Em muitas massas é necessário fazer uma cavidade central na farinha para despejar os ingredientes líquidos. Afaste a farinha do centro para as laterais, formando uma depressão no meio antes de adicionar ovos e outros líquidos.
Empanar: A farinha, geralmente temperada com sal e pimenta-do-reino e, às vezes, com ervas, é usada para empanar escalopes, peixes, etc. Coloque a farinha em um recipiente e acrescente os temperos. Passe a carne na farinha e cubra-a dos dois lados.
Essas dicas simples fazem toda a diferença na textura e no sabor das receitas. Então, aproveite a oportunidade para colocar na prática o que aprendeu preparando um Calzone Quatro Queijos, seguindo o passo a passo abaixo. Veja como é fácil:
Como fazer Calzone Quatro Queijos
Ingredientes: Massa;1 pacote de fermento biológico seco (10g); 1 colher de chá de sal; 2 colheres de sopa de açúcar; 500g de Farinha de Trigo Finna Tipo I (sem fermento); 2 colheres de sopa de margarina ou manteiga; 2 gemas; 200ml de água
Recheio: 200g de queijo muçarela ralado grosso; 200g de queijo gorgonzola picado; 200g de queijo provolone ralado grosso; 200g de catupiry; orégano a gosto
Montagem: 1 ovo batido; 25g de queijo parmesão ralado; orégano a gosto
Modo de Preparo: Em uma tigela, quebre o tablete de fermento biológico, adicione o sal e o açúcar e, com a ajuda de uma colher, misture bem até dissolver e ficar líquido.
- Acrescente a farinha de trigo, a margarina ou manteiga, as gemas e metade da água. Misture bem, adicione o restante da água e mexa até encorpar. Comece a misturar com as mãos até obter uma massa homogênea.
- Quando chegar a esse ponto, coloque a massa em uma bancada enfarinhada e sove bastante, até obter uma massa elástica e macia.
- Divida ao meio e faça duas bolas. Coloque na tigela, cubra com um pano de prato e reserve até que dobre de tamanho, aproximadamente de 30 a 60 minutos.

Compartilhe on Google Plus

Postado por Fernando Lagreca

0 comentários:

Postar um comentário

Adicione seu comentário sobre a notícia