Navegação

Crédito negativado: o que fazer para recuperar a saúde financeira


Especialista aponta quais os fatores que levam à negativação, além de dar orientações para quem busca "limpar o nome"


O  número total de brasileiros negativados em 2018 ultrapassou a marca de 62 milhões, atingindo 41% da população adulta do país, segundo dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviço de Prestação de Crédito (SPC). O alto índice de desemprego no país é um dos principais fatores que levaram ao crescimento deste número.
No entanto, de acordo com Rafael Pereira, CEO da REBEL, plataforma online de empréstimo pessoal, existem outros aspectos, relacionados à vida financeira das pessoas, que podem ocasionar na negativação do crédito. "Falta de controle sobre as finanças, gastos inesperados com acidentes ou doenças, atraso no pagamento de contas e não renegociar dívidas atrasadas são alguns desses motivos", explica o especialista.
Para fugir desse cenário, reservar parte da renda para imprevistos e ter controle claro de todas as despesas pessoais e recorrentes são dicas fundamentais. Porém, para quem já foi negativado, o especialista também levantou algumas orientações. Confira!
Renegociar dívidas

Para quitar contas atrasadas, uma das principais dicas é renegociar o valor com o credor ou, até mesmo, agência de cobrança. Por meio desse contato, é possível chegar em um acordo, com condições de pagamento que caibam em seu bolso. Procure sempre pagar alguma coisa todo mês, mesmo que seja um valor baixo. Isso mostrará ao credor que você está intencionado a resolver o problema assim que possível.
Trocar dívidas

Em alguns momentos, pode ser inteligente trocar uma dívida cara, como cheque especial ou rotativo do cartão de crédito, por exemplo, por outra mais barata. Inclusive, no momento atual há uma tendência de queda da taxa de juros. Se você contratou um empréstimo nos últimos dois anos e ainda estiver pagando, é grande a chance de você conseguir uma taxa menor. Somente na Rebel, cerca de 15% dos clientes pegaram empréstimo com objetivo de sanar outras dívidas, e o executivo ainda aponta que esse número possui potencial de crescer bastante nos próximos anos. "É importante analisar, nesses casos, se as novas parcelas, taxas de juros e multas cobradas, por exemplo, fazem sentido dentro de seu contexto financeiro atual e se vale a pena fazer essa troca", explica.
Reduzir gastos

Analise todos os seus gastos mensais fixos para identificar quais são fundamentais e quais podem ser reduzidos ou, até mesmo, descartados. Além disso, é essencial diminuir também o valor gasto com despesas pessoais até conseguir regularizar a situação. Lembre-se que você gastou mais do que podia e agora chegou a hora de gastar um pouco menos para poder acertar as contas. Crie o hábito de a cada 6 meses pelo menos revisar os seus gastos.
Vender algum bem ou desaplicar um dinheiro da poupança ou investimento

Dependendo do valor das dívidas, as medidas citadas anteriormente não serão suficientes para quitá-las. Nesse caso, segundo o executivo, vender algum patrimônio para limpar seu nome é uma boa alternativa, inclusive desaplicar o dinheiro da poupança ou desinvestir de um fundo.
Planejamento é essencial
Pereira aponta que, inevitavelmente, as pessoas terão que recorrer a produtos de crédito em algum momento da vida, seja para comprar um apartamento ou pagar a universidade dos filhos, por exemplo. Por isso, o executivo aponta a importância do bom histórico financeiro e da conscientização em relação ao uso do crédito. "O crédito ajuda a diluir grandes despesas ao longo da vida, evitando impactos financeiros imediatos. Porém, os brasileiros precisam estar preparados para isso, garantindo um bom histórico financeiro que vai contribuir para uma pontuação de crédito positiva e, consequentemente, menores taxas de juros na hora de pedir crédito junto às instituições", finaliza.
Sobre a Rebel
Em operação desde 2017, a missão da REBEL é liderar uma transformação dos serviços financeiros prestados no Brasil, empoderando a classe média brasileira por meio de um produto de empréstimo com precificação justa e uma plataforma gratuita de educação em pontuação de crédito. A empresa se diferencia por utilizar Machine Learning e Big Data para oferecer propostas de crédito personalizadas, que levam em consideração mais de 2 mil variáveis para calcular taxas e parcelas de acordo com o perfil de cliente. Além disso, é a única fintech do mercado a utilizar blockchain para certificação dos contratos, o que traz maior segurança aos empréstimos. A REBEL oferece aos seus clientes empréstimos de até R$25.000 de maneira rápida, fácil e segura, com até 24 meses para pagar e taxas de juros a partir de 2,9% ao mês. Para mais informações acesse: www.rebel.com.br

Compart.

Moda e Beleza : Sílvio Romero

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia