Navegação

É Natal no Alentejo


      Decoração natalina em Mertola  (Foto: Câmara Municipal de Mertola) 
O Alentejo uma região no centro-sul de Portugal mantém as tradicões natalinas de uma forma muito especial e que encanta aos visitantes.
Presépio Monsaraz  
(Foto: Turismo do Alentejo)


A região pela hospitalidade de seu povo e um caráter rural lembra muito o nordeste do Brasil.

Para que não falte pão nas casas, no início de dezembro, sementes de trigo são plantadas em pequenos vasos com algodão embebido em água. De acordo com o costume, as plantas germinam e são colocadas junto ao presépio até o Dia de Reis, quando devem ser transplantadas para a terra.
Estemoz, a histórica vila branca do Alentejo é conhecida mundialmente pela beleza dos presépios, que são feitos com bonecos de barro de um estilo próprio e cores alegres. 
                  Presépio Monsaraz  (Foto: Turismo do Alentejo)
Já a vila de Monsaraz também recebe 46 figuras em tamanho real. Espalhadas por suas ruas de pedra, elas são feitas de ferro e cerâmica.
                 Presépio Monsaraz  (Foto: Turismo do Alentejo)
Em Beja, o presépio vivo conta toda a história do nascimento de Jesus em versos. A encenação, conhecida como o Auto de Natal, acontece diversas vezes até o Dia de Reis. 


                Presépio Monsaraz  (Foto: Turismo do Alentejo)
Já em Elvas, o teatro é substituído pelos cânticos natalinos, que são acompanhados pelo som da ronca, um instrumento musical tradicional parecido com a cuíca, feito com um pote de barro com um bocal coberto com pele de cabra ou carneiro e perfurado por uma vara de madeira.
        Árvore de Natal na Praça do Giraldo em Èvora 
                Foto: Turismo do Alentejo
No início de dezembro, os alentejanos iniciam a coleta de pedaços de madeira, que são reunidos nas principais praças das aldeias e vilas da região. 
                 Presépio Monsaraz  (Foto: Turismo do Alentejo)
Na véspera do Natal, são utilizados em uma enorme fogueira que, segundo a crença, ilumina o nascimento de Jesus e aquece a noite de inverno. As chamas podem chegar à altura das igrejas, e enquanto estão acesas, os moradores bebem vinho e relembram bons momentos.
O jantar da véspera de Natal é conhecido como Consoada. Na ocasião, são servidos pratos à base de peixe, como sopa de cação, pescada frita e bacalhau, de acordo com o antigo preceito de abstinência. Depois da Missa do Galo, no entanto, o jejum de carne vermelha é encerrado com uma ceia que inclui muita carne de porco.

Sobre o Alentejo
Considerado o destino mais genuíno de Portugal, o Alentejo é a maior região do país. Privilegiando um lifestyle tranquilo em que a experiência de viver bem dá o tom, conta com belas praias intocadas e cidades repletas de atrações ímpares, como castelos e monumentos históricos. Detentor de quatro títulos da UNESCO e diversos outros prêmios e reconhecimentos internacionais no setor do turismo, o Alentejo oferece opções para todos os tipos de viajantes, sejam famílias, casais em lua de mel ou aventureiros. Para mais informações, visite www.turismodoalentejo.com.br.

Compart.

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia