Navegação

Calendário de Eventos de dezembro celebra o Natal em todo o Brasil

Praça da Árvore em Natal (RN). Foto: Alex Regis/Divulgação MTur

Com 235 eventos registrados, calendário do MTur disponibiliza opções de cultura e lazer para quem vai viajar em dezembro.

O clima já é de Natal por todo o Brasil. E na capital que leva a festa no nome – Natal, capital do Rio Grande do Norte – há um mês inteiro de festas e eventos culturais, até a virada do ano, em homenagem ao aniversário da cidade, no dia 25. Os festejos se concentram no entorno da Árvore de Natal, mas o calendário inclui até um carnaval fora de época, o Carnatal, de 13 a 16 na Arena das Dunas. A 27ª edição da micareta antecipa a abertura da temporada de verão, atraindo turistas do Brasil e do mundo para a capital potiguar.

Do Natal Luz de Gramado ao Sonho de Natal da vizinha Canela, na Serra Gaúcha, a festa aquece o turismo nas noites natalinas mais tradicionais do Rio Grande do Sul, reunindo cerca de 2 milhões de visitantes atraídos por mais de 500 eventos que movimentam o turismo da região. Já o Natal Imperial de Petrópolis (RJ) é um convite ao turista que deseja conhecer os atrativos históricos da cidade que era a favorita da família real brasileira.

Dezembro traz também eventos relacionados a fenômenos naturais em destinos de ecoturismo, turismo de aventura e esportes radicais no Brasil. A cidade de Chapadão do Céu (GO), por exemplo, é o ponto de partida para visita aos atrativos naturais do Parque Nacional das Emas, onde nessa época é possível apreciar a beleza e encanto da bioluminescência. O fenômeno acontece por conta de uma espécie de vagalume que deposita seus ovos nos buracos dos cupinzeiros. Mesmo em estado de larvas, os vagalumes já emitem luz e brilham para atrair insetos, deixando a noite repleta de pontos brilhantes em um cenário natural de beleza incomparável.

Até o dia 8, há programação dedicada aos festejos religiosos em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Bahia, do Amazonas, e de capitais como Manaus, Aracaju (SE), Teresina (PI), Cuiabá (MT) e Belo Horizonte (MG), além de centenas de cidades brasileiras. Em Salvador, as homenagens a Nossa Senhora da Conceição da Praia marcam o início das festas de verão, que só terminam com o carnaval. Até mesmo em capitais como Boa Vista (RR), São Luís (MA), Belém (PA), Maceió (AL), João Pessoa (PB) e Recife (PE), onde ela não é padroeira, o dia 8 é feriado local, dada a popularidade da santa. No Recife, milhares de fiéis e turistas aproveitam o feriado do próximo sábado e sobem o Morro da Conceição, em Casa Amarela.

Belo Horizonte (MG), por sua vez, realiza até domingo (9) a 29ª Feira Nacional de Artesanato. O evento expõe a produção artesanal sustentável como forma de estimular o consumo consciente e impulsionar, de forma criativa, o processo de transformação social, econômico e ambiental. A feira é considerada um dos maiores eventos do gênero da América Latina.

Em Brasília (DF) começa nesta quinta-feira (6) e vai até domingo (9) o Encontro da Folia de Reis, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, com a participação de mais de 20 grupos de foliões do DF e de outros estados. A programação conta com a celebração da tradicional missa sertaneja, apresentações de grupos de Folia de Reis, giro dos foliões, danças populares, oficina de viola, oficina de teatro popular para todas as idades, feira de artesanato, comidas típicas e shows populares.

Dezembro termina com as festas de Réveillon que celebram a chegada do Ano Novo por todo o Brasil. O ano ainda não acabou, mas os eventos de 2019 já podem ser inseridos no Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo, que tem como objetivo divulgar os eventos turísticos do páis e agregar valor à imagem dos destinos, além de fornecer informações de qualidade sobre a oferta turística nacional e que possam ser úteis ao turista no momento de planejar suas viagens.

As informações são coletadas de forma colaborativa com o apoio das secretarias estaduais e municipais e órgãos oficias de Turismo. Em caso de dúvidas, entre em contato com o Ministério do Turismo pelo telefone (61) 2023-8165 ou pelo e-mail produtos@turismo.gov.br.

Edição: Vanessa Sampaio
Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia