Navegação

Inauguração de voo internacional de João Pessoa para Buenos Aires é tema de TCC na UFPB

                                                            Jyn Araújo  (Foto: Divulgação)

Com o tema:“GOL VOO 7702, EMBARQUE IMEDIATO!”:  Um estudo das circunstâncias e consequências da inauguração do primeiro voo regular entre João Pessoa e  Buenos Aires para o turismo da Paraíba,  a aluna Jyn Araújo, do Curso de Bacharelado em Turismo da UFPB, fez uma apresentação inusitada do seu trabalho de conclusão de curso (TCC), na Universidade Federal da Paraíba. (TCC)  na Universidade Federal da Paraíba.

  serviço de bordo (Foto: Rogério Almeida)

O cinema Aruanda do Centro de Comunicação, Turismo e Artes- CCTA, do Departamento de Turismo e Artes (DHT),  da Universidade Federal da Paraiba se transformou em uma aeronave da Gol Linhas Aérea com estudantes vestidas de aeromoças com serviço de bordo e uma apresentação com muita criativade.

                              Orientador prof. Elbio Pakman (Foto: Rogério Almeida)

Para o professor orientador doutor Elbio Pakman "foi uma defesa inusual e considero  a melhor orientação que já tive na minha não curta carreira. Por isso, foi preparado um lindo espetáculo para apresentção do trabalho de conclusão de curso que tem aproximadamente 130 páginas".  O professor Elbio espera que o trabalho seja transformado em livro no próximo ano. 

    diretor de Inteligência Competitiva e Promoção Turística da Embratur, o paraibano Gilson Lira 

A abertura da apresentação foi um vídeo elaborado pela própria aluna Jyn Araújo sobre o estresse que é um trabalho de conclusão de curso. No video ela fez tudo, além de ser a aluna era também a professora e apresentou depoimentos de pessoas que colaboraram para a realização do voo, como o do diretor de Inteligência Competitiva e Promoção Turística da Embratur, o paraibano Gilson Lira. 

Para dar uma representação muito próxima do que aconteceu no dia do voo inaugural, a apresentação demorou quase 3 horas para se iniciar. "O mesmo tempo de atraso do voo", disse a aluna.

      Grupo Folclórico do SESC  (Foto: Rogério Almeida)

Houve apresentação do grupo folclórico do SESC e de um casal de dançarinos argentinos que apresentaram um tango acompanhado pela voz da própria aluna, Jyn Araújo.  Foi uma representação das boas vindas do show na chegada em Buenos Aires e no retorno à João Pessoa.

              Tango argentino e Jyn interpreta "Por una cabeza" (Foto: Rogério Almeida)

Argentinos foram convidados para prestigiar a apresentação da aluna, cujo trabalho demorou uns 2 anos para a conclusão.

                    Dr. David Fernandes, Mestre Vivian Maitê Castro, Doutora Marcleide Pederneiras, Ruth Avelino pres. PBTUR, a aluna Jyn Araújo e o orientador prof. Doutor Elbio Troccoli 
Foto: Rogério Almeida

A banca de avaliação era formada pelo professor orientador, professor doutor Elbio Pakman,  Ruth Avelino (presidente da PBTur), Mestre Vivian Maitê Castro e pelos professor doutor David Fernandes, diretor do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), e professora doutora Marcleide Pederneiras, professora de Pesquisa Aplicada ao Turismo da Universidade Federal da Paraíba.
Jyn Araújo e as equipes dos Doces Tambaba e dos salgados das Mulheres Negras do Conde
Foto: Rogério Almeida

No final da apresentação, a banca se reuniu aprovando por unanimidade a defesa. Em seguida todos foram convidados para apreciar uns doces e guloseimas do grupo de Doces Tambaba e os salgados das mulheres negras do município do Conde (PB).

O trabalho da aluna pode ser acessado em www.voodiretopipabue.com/dedicatoria

                                      Jyn Araújo (Foto: Rogério Almeida)


  As comissárias Ana Raquel Silva Lima, Elisama Ramos da Silva, Jyn Araújo, Claudia de Araujo Cavalcante e Neline Nayara Pragana de Morais. (Foto: Rogério Almeida)

Professores do Curso de Turismo da UFPB: Marcleide Pederneiras, Bráulio Santos, Mariana Bueno, Daniela Lucena, Elbio Pakman e sra. Neuma Barros
Foto: Rogério Almeida

Compart.

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia