Navegação

Festival da Sardinha promete alegria, shows e delícias gastronômicas na praia da Caponga-CE


O litoral de Cascavel atrai muitos turistas que visitam o Ceará e curtem a beleza das praias e os diversos atrativos. Estão no roteiro as expressões culturais mantidas há séculos, como a pesca artesanal com jangadas, o artesanato em renda, barro e cipó, regatas de paquetes e jangada, até a sua culinária, rica em sabores e ofertas gastronômicas.



Com incontáveis atrativos naturais que a tornam um destino de desejo de muitos brasileiros e estrangeiros, a praia da Caponga, conhecida por sua tradição pesqueira e por ser a terra da sardinha, convida a todos a embarcarem em mais uma viagem cultural, social e gastronômica. Este ano, será realizado o 11º Festival da Sardinha: Gastronomia e Arte no Litoral Cearense, um prato cheio para os apreciadores da sardinha.


Para abrir o período das férias, de 6 a 9 de dezembro, o festival promete atrair visitantes para a região e encantar o público com um festival que une boa música e gastronomia. A estrutura para bem receber consta de palco para shows e arenas de gastronomia e empreendedorismo e será montada na Praça do Sardinhão, na via que liga as praias de Caponga e Águas Belas. Entre as atrações estão Ítalo e Reno, Felipão e Jorge Vercíllo.


Nos dias do evento, a partir das 18 horas, o público pode descobrir uma deliciosa experiência gastronômica com uma variedade de pratos feitos com sardinha, um pescado saboroso, de alto valor nutritivo e baixo custo, com receitas criadas pelos chefes da região. E no dia 9 o espetáculo fica por conta da Regata de Pescadores da Sardinha, no calçadão da praia da Caponga, com muita música e premiações.

O Festival da Sardinha tem seus pilares sustentados em ações sociais, incentivo às artes, preservação ambiental e capacitações. Como pré-requisito para se tornar um expositor no festival, além de ser da região, é necessário participar das oficinas de Qualidade em Atendimento, Boas Práticas na Manipulação de Alimentos e Culinária a Base de Sardinha e Frutos do Mar. Todas as capacitações foram realizadas em parceria com o Sebrae, Senac e Associação dos Chefs de Cozinha do Ceará (ACC).



Outra ação é o Concurso de Desenho, um exemplo de incentivo às artes visuais. 

Considerada uma das etapas mais bonitas do evento, o concurso é realizado com os alunos das escolas públicas e privadas do distrito da Caponga, dos ensinos fundamentais I e II. Os trabalhos classificados no concurso serão usados nas velas das jangadas dos pescadores que participam da regata de jangadas, um dos atrativos consolidado da programação do festival. Além destas ações, será realizado um seminário com os pescadores sobre preservação ambiental e respeito ao período de defeso.

Pelo quinto ano consecutivo, o festival realiza uma campanha de solidariedade - Natal Solidário – nas localidades de extrema necessidade do distrito, com a distribuição de cestas básicas com os alimentos adquiridos na entrada do evento.

O 11º Festival da Sardinha é uma realização da Associação dos Empreendedores de Turismo, Artesanato e Cultura de Cascavel, com apoio do Sebrae/CE, Governo do Estado do Ceará – Secretaria da Cultura. Informações: (85) 9.97425761 / 9.99780132.

PROGRAMAÇÃO:

Quinta-feira (6/12):

18h: Arena Gastronômica e Arena Cascavel Empreendedor
19h: Miguelzinho do Acordeon
21h: Ítalo e Reno

Sexta-feira (7/12):

18h: Arena Gastronômica e Arena Cascavel Empreendedor
20h: Cláudio e Betânia
22h: Jorge Vercillo
00h: Namoro Novo

Sábado (8/12):

18h: Arena Gastronômica e Arena Cascavel Empreendedor
20h: Benjamim Torres
22h: Ricardo Maia
00h: Felipão

Domingo (9/12):

09h: Regata Cultural
10h: LosKakos
12h: Carlinhos Nação14h: Edu Ribeiro


Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia