Navegação

Apenas 17% dos brasileiros já estão com viagem marcada para as férias de verão

(Foto: Google / Reprodução)

As férias de verão estão chegando e, segundo pesquisa da Booking.com, líder mundial em conectar os viajantes com opções incríveis de lugares para ficar, somente 17% dos viajantes brasileiros afirmam que já estão com tudo planejado, inclusive com viagem marcada e comprada. Enquanto isso, quase metade (48%) ainda não começou a planejar suas férias.

O levantamento sobre o comportamento do viajante brasileiro durante as férias de verão foi realizado com 1.018 pessoas nas cinco regiões do País.

Apesar do pouco planejamento, em geral, do viajante brasileiro, o estudo descobriu que o verão é mesmo a época preferida de viagem para 48% dos pesquisados – esse número aumenta para 56% quando consideramos os millennials, os viajantes de 18 a 24 anos. Os principais motivos para escolherem essa estação para viajar são "menos trabalho e mais disponibilidade" (49%), "as pessoas estão mais disponíveis para me acompanhar" (38%) e "época de férias escolares e quando posso viajar com meus filhos" (31%).

Para Luiz Cegato, gerente de comunicação da Booking.com para a América Latina, a pesquisa reforça o perfil de um viajante que tem se adaptado cada vez mais ao cenário atual. "Os brasileiros amam viajar e, mesmo os mais precavidos, fazem de tudo um pouco para que tenham ao menos uma oportunidade de conhecer um destino novo ou revisitar algum lugar com seus amigos e familiares. Eles avaliam um conjunto de fatores e organizam suas viagens em cima disso, o que faz com que, às vezes, haja uma maior flexibilidade e, por isso menos planejamento com antecedência", afirma.

Metade dos brasileiros (55%) fará viagens de até 10 dias, enquanto um quarto (25%) dos viajantes afirmam que farão uma viagem mais curta. Já os viajantes mais velhos e de classes mais altas (31%) passarão mais de 11 dias fora de casa. Para isso, de modo geral, 92% dos viajantes brasileiros se informam em sites de busca de acomodação e 57% já usaram app para reservar uma acomodação. Afinal, mais de dois terços dos viajantes brasileiros (69%) consideram a hospedagem como um fator muito importante para a satisfação geral da viagem, e cerca de 8 em cada 10 viajantes (85%) usam fotos das acomodações como fonte de informação para planejarem suas viagens de férias.

O tradicional hotel ainda é o tipo de hospedagem mais utilizada (54%) pelos viajantes brasileiros, mas 48% estão abertos a hospedagens alternativas como pousadas, albergues, casas e apartamentos. Pouco mais de um quarto (26%) costuma ficar em pousadas, 14%, em casa ou apartamento alugados, 4% costumam usar os hostels durante as férias de verão, e apenas 2% utilizam campings.
Além disso, a pesquisa mostra que mais de três quartos (79%) vão viajar para destinos domésticos, sendo a maioria (53%) para fora de seus estados. E como verão, normalmente, pede calor, mar e descanso, não é surpresa que o Nordeste seja o grande sonho do brasileiro. Mais da metade (60%) dos viajantes do País citam as praias do Nordeste como destino preferido.

"O verão é o momento principal de viagens do brasileiro e nós vivemos em um país de dimensões continentais, que tem muito a oferecer em todas as regiões, para todos os gostos e idades, com diferentes ofertas até mesmo no tipo de acomodação a ser escolhida. Não à toa, a busca por destinos domésticos é bastante significativa, com destaque para os locais de praia, que é outra paixão do viajante brasileiro", avalia Luiz Cegato.

Compart.

Jefferson Victor

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia