Navegação

Salvador lança websérie gastronômica no YouTube




Considerada pelos turistas um dos cinco maiores atrativos da capital baiana e um dos marcos da identidade da cidade, a culinária baiana ganha uma divulgação especial com a websérie Desafio Cozinha Raiz. Esta será uma série exibida semanalmente pelo canal da cidade de Salvador no YouTube (www.youtube.com/salvador). O primeiro episódio, que já está no ar, tem o chef Beto Pimentel, do restaurante Paraíso Tropical, e o cantor Marcio Vitor (do Psirico) recebendo o influenciador digital Gominho para cozinhar Dandá de Camarão.

Os chefs renomados da culinária de raiz soteropolitana convidam influenciadores digitais com pouco ou nenhum jeito na cozinha para preparar pratos famosos. A cada disputa, o chef e seu convidado local receberão um influenciador que participará do desafio.

Primeiro, é apresentada a cozinha do restaurante e o influenciador ouve um pouco sobre as origens e curiosidades do prato típico que irá produzir. Depois, recebe uma lista com os ingredientes necessários para a confecção do prato e vai comprá-los em feiras livres e mercados municipais.

Munidos de receitas e ingredientes, os influenciadores voltam ao restaurante e recebem as últimas orientações do chef para a confecção do prato escolhido. O tempo para concluir o desafio é de três horas. Para finalizar, em tom descontraído e bem-humorado, os anfitriões experimentam e avaliam os pontos fortes e fracos do prato preparado.

Ao todo, vão ser quatro duplas e cada desafio é dividido em quatro episódios, que serão veiculados às segundas, quartas, sextas e sábados. A cada segunda-feira, começará um novo desafio. Acompanhando a série, haverá uma playlist feita sob medida chamada "Cozinha Raiz", criada no Spotify, no perfil Visit Salvador da Bahia. A ideia é traduzir sensações, ingredientes e receitas em músicas.

Nos próximos episódios, a chef Tereza Paim, do restaurante Casa de Tereza, e Ju Moraes recebendo Ju de Paula para cozinhar moqueca de camarão; o chef Lucius Gaudenzi, do restaurante Du Chef, e Aline Ramos, junto com Lincon Sena, convidando Foquinha para cozinhar a lagosta grelhada com manteiga de ervas e Risoto de Açafrão e Bottarga; e os dançarinos Fabio Duarte, Scheila Carvalho e Sheila Mello cozinhando no Restaurante da Preta, na Ilha dos Frades.

De acordo com o secretário Cláudio Tinoco, o Selo Cozinha Raiz será um comprometimento da administração municipal com toda essa cadeia produtiva em gastronomia na cidade. "Os restaurantes que possuírem esse selo farão parte do contexto desse projeto de divulgação dos estabelecimentos em conteúdos de extrema visibilidade, a exemplo da websérie. Estamos trabalhando com toda a cadeia empresarial para poder fazer com que todos os restaurantes que aderirem o Cozinha Raiz passem a ser incorporados na promoção turística de Salvador".

Salvador 360º - O projeto está inserido no programa Salvador 360, dentro do eixo Cidade Criativa, e pretende enaltecer a cultura gastronômica da cidade, reafirmar a tradição e promover Salvador como um dos principais destinos gastronômicos de comida típica do Brasil. "A questão da culinária em Salvador está intrinsecamente ligada à nossa história, cultura e raízes. A Prefeitura lança esse projeto com o objetivo de tornar ainda mais atrativo aos olhos do mundo esse diferencial que nossa capital tem", afirmou ACM Neto.

O prefeito também salientou a importância da estratégia de usar a comunicação digital para promover Salvador no mundo inteiro. "Tem também tem essa ideia de trabalhar com o mundo digital, aproveitando a força desse meio para produzir coisas daqui que possam se espalhar pelo planeta. Isso ajuda a promover a cidade e movimentar a economia de Salvador. Os turistas também vão saber o que se deve buscar, locais que são a força da comida que está na raiz da nossa cidade", completou.
Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia