Navegação

Prefeitura de Fortaleza lança plano de melhorias para o Mercado dos Peixes

O plano contempla ações de limpeza, conscientização, cursos de capacitação e implantação de lixeiras subterrâneas


A Prefeitura de Fortaleza lançou, nesta terça-feira (23/10), o plano de melhorias para o Mercado dos Peixes. Na ocasião, foram apresentadas aos permissionários as ações de melhorias e aperfeiçoamento para o local e seu entorno.

A ação que acontece em conjunto entre as secretarias municipais do Turismo (Setfor), da Infraestrutura (Seinf), do Desenvolvimento Econômico (SDE), de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) e Secretaria Regional II, além da Cagece, contemplará obras de infraestrutura, ações de limpeza, conscientização, cursos de capacitação e implantação de lixeiras subterrâneas. 

O Mercado dos Peixes é um importante equipamento turístico, reformado pela Prefeitura de Fortaleza, com o investimento de R$ 5 milhões. A nova estrutura impulsionou as vendas dos pescados em mais de 70%. Atualmente o Mercado conta com 45 boxes destinados para venda de produtos e uma área para degustação. O local emprega diretamente, cerca 200 pessoas, além dos 2,5 mil pescadores que fazem o abastecimento do mercado. 

Infraestrutura

As obras de requalificação da Avenida Beira Mar, realizadas pela Seinf, no trecho entre a Travessa Bauxita e o Mercado dos Peixes, começaram em agosto deste ano e tiveram início na faixa da esquerda da avenida, com a construção de uma nova galeria de drenagem e implantação de bocas de lobo. Com a conclusão de parte dos serviços, as equipes realizam, agora, a instalação da nova pavimentação da via, próximo ao Mercado dos Peixes, onde o asfalto está sendo substituído por piso intertravado, para facilitar o escoamento da água e melhorar a sensação térmica da via.

Ainda como parte do primeiro trecho da obra, serão implantadas quatro lixeiras subterrâneas no Mercado dos Peixes, com capacidade para armazenar 4 metros cúbicos de lixo, melhorando a higienização e garantindo o descarte correto do lixo orgânico gerado no local.

As obras contemplam ainda uma rede coletora de esgoto, além internalização dos fios das redes de telecomunicação e a reforma das calçadas, localizadas na Av. Beira Mar.

Cursos de Capacitação

A SDE estará oferecendo cursos de capacitação com carga de quatro horas aos permissionários do Mercado dos Peixes. Entre as habilitações, estão os cursos de Empreendedorismo, Finanças Básicas para Empreendedores, Como Aumentar e Gerenciar Suas Vendas e Vigilância Sanitária.

Regional II

Na ocasião, a Regional II vai apresentar atividades e ações executadas no local, como a lavagem do mercado, serviço de sugar, intervenções de melhorias cotidianas em termos de conservação e reparos, e um trabalho de conscientização com os permissionários.

O local recebe duas vezes por semana, uma higienização para remover os resíduos que ficam acumulados, além dos cuidados diários de manutenção e conservação do Mercado. A limpeza/ varrição na orla é feita diariamente, sete dias por semana, em dois turnos, de 8h às 16h e de 22h às 6h.

Um compactador também integra a operação nos mesmos dias e horários. Além disso, uma intervenção pontual de drenagem para limpeza e desobstrução das caixas coletoras de esgotamento sanitário foi realizada. Também está sendo desenvolvido um trabalho de conscientização com os profissionais que atuam na área no sentido de orientar o descarte correto e de forma ordenada, para eliminar o mau cheiro.

A Secretaria Regional II informa ainda que no dia 17 de maio deste ano foi nomeado um profissional para gerenciar e garantir o pleno funcionamento do equipamento e, como forma de qualificar o atendimento e os produtos comercializados, recentemente foi realizada uma fiscalização da vigilância sanitária em todos os boxes.

Educação Ambiental

Para os permissionários do Mercado dos Peixes, a Seuma estará realizando uma ação de educação ambiental, sensibilizando os profissionais para o armazenamento e descarte correto de resíduos. A ação levará técnicos da Coordenadoria de Políticas Ambientais para demonstrar como é feita corretamente a separação de resíduos recicláveis, além da destinação ideal para os materiais orgânicos que devem ser descartados. A companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), também participará da ação, promovendo a conscientização no descarte de lixos na rede de esgoto.
Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia