Navegação

Orquestras de Frevo recebem capacitação sobre desenvolvimento de carreira artística


Mundialmente reconhecido, o Frevo foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade em 2012, pela UNESCO. A expressão marca e é símbolo de uma das festas populares e mais celebradas no estado de Pernambuco: o carnaval. E diante desta efervescência, como lidar com as mudanças e com os desafios do mercado cultural?


Foto: Jan Ribeiro

A Orquestra do Cairri Olindense, Patrimônio Vivo de Pernambuco, animando a folia em Olinda

Foi com esta percepção sobre o dinamismo do mercado cultural e das dificuldades enfrentadas pelos grupos e artistas de Frevo de Rua que o La Esencia Experiências Culturais apresentou a proposta de Oficina de Introdução ao Desenvolvimento de Carreira Artística para Orquestra de Frevo de Rua, que foi selecionada pela Convocatória Pernambuco Criativo 2018. A ação busca gerar um ambiente aberto ao diálogo e ao intercâmbio de experiências musicais artísticas, por meio da produção de conteúdos que assegurem a renovação permanente do universo que o frevo traduz. Para o La Esencia, a proposta é “mais do que garantir a incursão em novas possibilidades de produção, mas é uma busca permanente para atualização e salvaguarda de um dos gêneros musicais mais sofisticados e complexos, constituintes e formadores da Música Popular Brasileira”.

A atividade pretende apresentar aos participantes sobre desenvolvimento e aplicação de princípios de gestão e empreendedorismo dedicados à formação e também discutir a importância e os meios para a manutenção de Orquestras de Frevo de Rua (profissionais ou amadoras), por meio de ações que visam à estruturação de carreira artística com foco na sustentabilidade do projeto e inserção no mercado da música.



Foto: Jan Ribeiro

Artistas e músicos profissionais são o público alvo da atividade

A Oficina de Introdução ao Desenvolvimento de Carreira Artística para Orquestras de Frevo de Rua acontecerão entre os dias 25 a 27, na sede da Troça Carnavalesca Mista Cariri Olindense; e entre os dias 3 a 5 de outubro na sede da Banda Musical Saboeira, em Goiana. Interessadas (os) devem preencher um formulário de inscrição online, disponível no endereço.  A atividade é gratuita e aberta ao público.

Esta iniciativa de formação foi aprovada pela convocatória pública feita pelo Programa Pernambuco Criativo em 2018 e tem o incentivo do Ministério da Cultura e tem como público-alvo artistas e músicos profissionais, amadores ou qualquer interessada (o) pela temática apresentada.

FACILITADORES

André Freitas - Músico e compositor formado em Licenciatura em Música(UFPE), é gestor e produtor de projetos culturais. Foi professor no Conservatório Pernambucano de Música e coordenou o Núcleo de Música no Paço do Frevo. Apresentou-se como artista solo em alguns projetos e festivais nacionais, dentre eles o Festival PRÉ-AMP (PE), Pátio Sonoro (PE), Casa de Francisca (SP), X Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (CE) e Mercado Cultural (BA).

Laura Proto – Gestora Cultural e CEO do La Esencia Experiências Culturais, foi Gerente de Desenvolvimento Institucional do Instituto de Desenvolvimento e Gestão. Atuou como assessora do Ministério da Cultura e da Fundação Casa Rui Barbosa.

Sandro Rodrigues (convidado) – Pesquisador e Produtor, atua há mais de 32 anos no mercado musical. Trabalhou com artistas de renome nacional, como Kátia França, Amelinha e Geraldinho Lins; e fez participação como músico em apresentações dos músicos Geraldo Azevedo, Elba Ramalho e Tony Garrido.

PERNAMBUCO CRIATIVO – Com atividades iniciadas em março de 2017, o programa é fruto de um convênio entre a Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e o Ministério da Cultura (Minc) e foi criado com a finalidade de promover ações de formação para o desenvolvimento e fortalecimento da Economia Criativa no Estado.

SERVIÇO

Oficina de Introdução ao Desenvolvimento de Carreira Artística para Orquestra de Frevo de Rua
Facilitadores: André Freitas e Sandro Rodrigues

Dias 25 a 27 de setembro de 2018
Local: Sede da Troça Carnavalesca Mista Cariri Olindense
Horário: Das 18h às 21h
Endereço: R. Cândida Luísa – Guadalupe, Olinda

Dias 03 a 05 de outubro de 2018
Local: Sede da Banda Musical Saboeira
Endereço: Praça Frei Caneca, 21 – Centro, Goiana

Inscrições abertas:  http://bit.ly/2pr01Qz

Fonte: Secretaria de Cultura do Recife
Compart.

Roberta Monteiro

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia