Navegação

Dificuldades de acessibilidade deixam 44% das pessoas com deficiência sem ir a entrevistas de emprego

(Foto: Google / Reprodução)

São inúmeros os obstáculos que as pessoas com deficiência enfrentam, que começam bem antes do preconceito e da falta de boas oportunidades na carreira. Foi o que apontou a pesquisa conduzida pela Catho com 3.322 respondentes, que mostrou que 44% das pessoas com deficiência já deixaram de ir a uma entrevista de emprego por dificuldades de locomoção.
Dentre os obstáculos apresentados para se locomover nas cidades, em primeiro lugar ficou a dificuldade por conta da qualidade das calçadas, com 63%, seguida de falta de infraestrutura acessível e transporte ineficiente e não adaptado, cada uma com 36%.
A fim de vencer as barreiras e poder se apresentar a uma entrevista de emprego, 92% dos entrevistados recorreram a alternativas: ajuda de outra pessoa (48%); táxi (36,5%) e serviço de transporte público, como Atende + (5%).
As mesmas dificuldades para comparecer a uma entrevista de trabalho motivaram o pedido de demissão de 37% dos profissionais com deficiência ouvidos pela Catho. Só que nesse caso, o transporte ineficiente e não adaptado foi o principal fator decisivo, com 56% das respostas.
"Fica claro que a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho traz desafios para toda a sociedade. E se depender da Catho, promoveremos essa discussão, a fim de ajudar a tornar as oportunidades mais justas", explica o diretor de operações da Catho, Fernando Morette.
A pesquisa Catho ouviu 3.322 pessoas em setembro, sendo que 63,6% com deficiência física; 19,8% auditiva; 15,1% visual; 1,1% mental; intelectual e múltipla, com 1% cada e com Transtorno do Espectro Autista, com 0,5%.
Compart.

Jefferson Victor

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia