Navegação

Biblioteca do CCBB RJ reabre com novidades


A reabertura do espaço é marcada pela aquisição de quatro mil novas publicações para o acervo e pela integração da videoteca ao catálogo da biblioteca


Criada em 1931 e incorporada ao Centro Cultural Banco do Brasil em 1989, a Biblioteca do Banco do Brasil, detentora de cerca de 150 mil exemplares majoritariamente nas áreas artes, literatura e ciência sociais reabriu em Agosto, com mais quatro mil livros disponíveis para o público. Entre os exemplares, dois mil foram doação do embaixador René Haguenauer. O acervo da videoteca também foi integrado à biblioteca, a consulta pode ser feita no próprio quinto andar e o filme assistido na sala multimídia. Os equipamentos dos terminais de busca também foram trocados e agora os visitantes têm 10 computadores disponíveis para pesquisa.




Outra novidade, as tarefas de higienização, conservação e restauração que eram feitas por cinco higienizadores nas dependências do prédio; agora um total de 20 alunos faz o trabalho acompanhados por três monitores, um técnico de conservação, um técnico de restauração, um coordenador técnico, uma coordenadora psicopedagoga, uma coordenadora administrativa e uma bibliotecária. Serão feitas 1.850 higienizações/mês.


O CCBB RJ mantém este laboratório de higienização, conservação e restauração dos acervos bibliográfico e documental desde o início das suas atividades. O projeto tem parceria com a Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (ANDEF) e é desempenhado por pessoas com deficiência, constituindo-se em relevante programa de inclusão social e inserção no mercado de trabalho.


Ainda, conta com a abertura da exposição A Arte da Escrita com obras de grandes nomes da literatura que já foram tema de projetos no CCBB RJ. Catálogos e materiais referentes aos eventos também fazem parte da mostra, em cartaz na Biblioteca, assim como objetos relacionados à escrita. Destaque para o catálogo de Machado de Assis – Tempo e Memória, exposição de abertura do Centro Cultural em outubro de 1989.


Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66, Centro – Rio de Janeiro – RJ
Quarta a segunda, das 9h às 21h.
Bilheteria: Quarta a segunda, das 9h às 21h.

Fonte: Assessoria de Imprensa CCBB RJ
Compart.

Roberta Monteiro

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia