Navegação

Txai apresenta os espetáculos “Alma Nordestina” e “Nos Ritmos do Ceará”


Nos Ritmos do Ceará será exibido no Anfiteatro do Dragão do Mar FOTOS: Jeff André

Os bailarinos da Cia de Danças Populares Txai ocupam dois dos mais importantes espaços culturais de Fortaleza nesta sexta (17) e sábado (18), com dois espetáculos que valorizam a cultura nordestina e cearense. Na sexta-feira, ao meio dia, o foyer do Cineteatro São Luiz recebe o espetáculo "Alma Nordestina", e no sábado, às 19h, o grupo apresenta mais uma vez o musical "Nos Ritmos do Ceará", no Anfiteatro do Dragão do Mar. As apresentações são gratuitas.

Nos Ritmos do Ceará

"Alma Nordestina" leva ao público um espetáculo de projeções, investigado em acontecimentos e mitos das histórias do povo da região Nordeste. Um retrato falado, cantado e dançado, das sabedorias adquiridas através dos tempos, trazendo as marcas que resistem e que fazem parte da nossa identidade cultural. O trabalho cênico é um elemento de formação cultural fundada nas tradições e costumes, instaurado na atemporalidade do movimento que promove a elaboração de montagens que se interligam.


Baseado nesse conceito, "Alma Nordestina" apresenta um espetáculo com uma hora de duração que traz cores e brilhos nos trajes e adereços, representando coreograficamente as nuances tradicionais, crendices e superstições que são transmitidas através de lendas, contos, religiosidade e dialetos peculiares.


"Nos Ritmos do Ceará" oferece ao público um musical que alia a literatura de Cordel à expressão corporal, juntando o canto e a musicalidade para contar um pouco da história do povo cearense. Desenvolvido a partir de pesquisas e vivências realizadas pelos integrantes da Cia de Danças Populares Txai, "Nos Ritmos do Ceará" se baseia na riqueza da cultura popular cearense para narrar a história de fé de um povo sofrido.


Na narrativa, o público pode desfrutar da magnitude das calungas do maracatu, a alegria contagiante do coco, o mistério da asa branca que, quando surge, anuncia a época chuvosa, o carcará que luta para sobreviver, a musicalidade no ato da pesca onde, mesmo cansados, os pescadores cultuam sua puxada de rede esperando a fartura na fé, proporcionando ao espectador uma viagem inesquecível pela cultura do Ceará.


Sob direção do premiado coreógrafo Lairton Guedes, desde 1999 a Cia de Danças Populares Txai elabora suas coreografias a partir do entendimento de que as manifestações populares são a sua essência em forma de ação: no pensar, no agir e no sentir, transbordando seus mais verdadeiros sentimentos. Por meio de pesquisas dessas verdadeiras e autênticas manifestações, a Cia de Danças Populares Txai faz uma releitura das diversas formas de tradições populares, com muita responsabilidade e respeito, transformando-as em espetáculos de projeções folclóricas, contribuindo para a propagação das raízes cearenses e valorizando a cultura popular.

MAIS INFORMAÇÕES:

Alma Nordestina
Data: 17 de agosto (sexta-feira)
Local: Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500 – Centro)
Horário: 12h30 - Gratuito

Nos Ritmos do Ceará
Data: 18 de agosto (sábado)
Local: Anfiteatro do Dragão do Mar (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
Horário: 19h – Gratuito
Contato: (85) 99989-0103
Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia