Dicas de refeição saborosa e saudável para o Dia dos Pais


Dra. Fabiana Freire - Nutricionista da Clínica Cardios


O almoço ou o jantar do domingo (12) do Dia dos Pais pode ser uma boa oportunidade para a família conversar sobre hábitos alimentares saudáveis e também já começar a se alimentar melhor. De acordo com a nutricionista da clínica Cardios Fabiana Freire, existem alimentos que são funcionais para os homens, ou seja, é possível ter mais qualidade de vida somando esses ingredientes ao cardápio do dia a dia. Então que tal surpreender o papai com uma refeição saborosa e saudável feita especialmente para ele no dia dele? Quem sabe este pode ser o ponta-pé inicial para a reeducação alimentar da família?

Consumir peixes regularmente, por exemplo, é fundamental para a saúde do homem. “O peixe contém ômega 3 que é um nutriente muito importante para o cérebro e o coração. Além disso, o ômega 3 auxilia na prevenção e controle de doenças cardiovasculares, aterosclerose e hipertensão”, explica a nutricionista. Esse nutriente é um vasodilatador suave, auxilia no controle da agregação plaquetária e na inibição da oxidação do LDL colesterol. 

Uma taça de vinho tinto por dia também pode ser uma poderosa aliada em termos de saúde. “Diversos estudos mostram que a bebida ajuda no controle da pressão arterial e é fonte de um antioxidante chamado resveratrol, que evita o envelhecimento precoce do organismo”, esclarece Fabiana Freire.

A ostra e o tomate são outros exemplos de alimentos funcionais para os homens. A ostra aumenta a produção de testosterona e, consequentemente, a libido masculina. Ela também é rica em zinco, mineral essencial para as pessoas do sexo masculino. Já o tomate é um aliado na prevenção ao câncer de próstata, pois contém licopeno, antioxidante que além de dar a cor vermelha ao alimento, fortalece o sistema imunológico.

A nutricionista Fabiana Freire atende normalmente às quintas-feiras na Clínica Cardios, no Rio Mar Trade Center 3 

Confira duas receitas especiais para o Dia dos Pais sugeridas por Fabiana Freire:


Salmão com crosta de gergelim

Ingredientes
1 Salmão fresco
Gergelim preto e branco
Azeite
Sal
Pimenta

Modo de preparo

Corte o salmão do tamanho adequado para o que será servido, e tempere com sal e pimenta a gosto. Passe-o no azeite. Misture os gergelins e despeje em cima do salmão. Em uma frigideira em fogo baixo, aqueça o azeite e coloque o salmão com o gergelim voltado para baixo, para marcar o peixe, depois o vire, esse processo é rápido. Coloque o salmão em uma travessa preferencialmente de vidro. Leve ao forno em uma temperatura de 170º e deixe de 7 a 8 minutos, dependendo da altura do salmão e do lugar a onde foi colocado no forno. O salmão está pronto para servir, escolha um molho de sua preferência e sirva com salada. 


Risoto de arroz negro com morangos 

Ingredientes
200g de arroz negro
1/4 cebola picadinha
100ml de vermouth ou vinho branco
1l de caldo de legumes, de preferência fresco
50g de queijo parmesão ralado fresco
8 morangos médios picados em cubinhos
1 colher sopa de manteiga
azeite extra-virgem
sal e pimenta-do-reino

Doure a cebola picada no azeite, acrescente o arroz, frite-o por uns minutinhos, acrescente o vermouth; deixe secar, e vá acrescentando água aos poucos e esperando o arroz cozinhar. Isso deve levar uns 30 minutos, e não adianta ir mais longe porque ele fica durinho mesmo.

Desligue o fogo, acrescente os morangos picados, o parmesão e a manteiga. Tampe a panela e deixe descansar por 10 minutos. 

SERVIÇOS:
Clínica Cardios
Av República do Líbano, 251, sala 705, Torre C. 

Obs: As marcações são realizadas através dos telefones: (81) 3072.9669/9205.0067.

Compartilhe on Google Plus

Postado por Equipe Redação

0 comentários:

Postar um comentário

Adicione seu comentário sobre a notícia