Navegação

Cia de Danças Txai comemora o Dia do Folclore em três apresentações



No dia 22 de agosto comemora-se o Dia do Folclore e, para celebrar a data e as histórias e personagens da cultura popular nacional, a Cia de Danças Populares Txai realiza três apresentações, nos dias 22, 23 e 25 de agosto

A primeira apresentação será nesta terça-feira (22), às 20h30, na Lupus Bier, durante o IX Encontro das Culturas Populares, promovido pela Txai, quando serão homenageados o Balé Folclórico Arte Popular de Fortaleza e o Sr. Cláudio Correia. Dirigido pela professora Sandra Veloso e Ricardo Veloso, o Balé Folclórico Arte Popular de Fortaleza completa 25 anos e tem uma trajetória de grandes espetáculos, com reconhecimento internacional.


Cláudio Correia é dramaturgo, poeta e estudioso da cultura afro brasileira. Por 10 anos, foi presidente do Maracatu Vozes da África, quando participou por duas vezes do Festival de Folclore do Mundo na França. Já foi baiana destaque do Vozes e, na avenida no período do carnaval de Fortaleza, destacou-se como baiana, preta velha e calungueira, personagem que representa com muita dedicação e afetividade. Hoje é diretor do Maracatu Nação Baobab, autor de temas de relevância cultural para os maracatus, integrante da Comissão Cearense de Folclore e padrinho da Companhia de Danças Cordapes.


Na quinta-feira (23), o Dia do Folclore Brasileiro também será celebrado para alunos do Colégio Menino Jesus de Praga, da Rede Agnus, com o show Nos Ritmos do Ceará. A apresentação será às 19h, gratuita e aberta ao público da comunidade residente no entorno do colégio, que fica localizado na Rua Ana Facó, 140 – Álvaro Weyne.

No sábado (25), “Nos Ritmos do Ceará” será apresentado também no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. O musical, que alia a literatura de Cordel à expressão corporal, junta o canto e a musicalidade para contar um pouco da história do povo cearense. A apresentação será gratuita, às 19h, e faz parte da programação da Temporada de Arte Cearense. O músico Calé Alencar fará uma participação especial.



CIA DE DANÇAS POPULARES TXAI

Sob a direção do premiado coreógrafo Lairton Guedes, desde 1999 a Cia de Danças Populares Txai elabora suas coreografias a partir do entendimento de que as manifestações populares são a sua essência em forma de ação: no pensar, no agir e no sentir, transbordando seus mais verdadeiros sentimentos. Por meio de pesquisas dessas verdadeiras e autênticas manifestações, a Cia de Danças Populares Txai faz uma releitura das diversas formas de tradições populares, com muita responsabilidade e respeito, transformando-as em espetáculos de projeções folclóricas, contribuindo para a propagação das raízes cearenses e valorizando a riqueza histórica cultural popular.

MAIS INFORMAÇÕES:

Cia de Danças Populares Txai
22 de agosto, quarta-feira
Local: Lupus Bier (Rua dos Tabajaras, 340 – Praia de Iracema)
Horário: 20h30
R$ 50, com jantar incluso

23 de agosto, quinta-feira
Local: Colégio Menino Jesus de Praga (Rua Ana Facó, 140 – Álvaro Weyne)
Horário: 19h
Gratuito

25 de agosto, sábado
Local: Anfiteatro Dragão do Mar (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
Horário: 19h
Gratuito

Contato: (85) 99989-0103
FOTOS: Jeff André
Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia