Navegação

Reunião da CS Eventos mostra projetos para uma nova Fortaleza


Régis Medeiros, Enid Câmara, Expedito Parente e Circe Jane Teles da Ponte FOTOS: Divulgação

A 59ª Reunião da Câmara Setorial de Eventos (CS Eventos), realizada na manhã de hoje (25.7), no auditório da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), trouxe temas relacionados ao presente e futuro para exposição: Régis Medeiros, titular da Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor), falou sobre Turismo em Fortaleza, seguido do coordenador executivo da Plataforma Ceará 2050, Expedito Parente, que comentou o Projeto Ceará 2050. A presidente da CS Eventos, Enid Câmara, deu sequência aos trabalhos após um minuto de silêncio pelo jornalista José Rangel, assíduo frequentador das reuniões, que faleceu no último dia 21. 

Sílvio Ribeiro (Adece), Régis Medeiros e Enid Câmara

O secretário Régis Medeiros sentiu-se em casa, pela facilidade de mostrar projetos relacionados ao desenvolvimento de Fortaleza, capital que vive um momento promissor, com tantos acontecimentos positivos no setor de turismo. Mesmo com projetos aprovados e com dinheiro em caixa, é preciso “correr” para colocar a cidade em igualdade com o progresso que se avizinha, com aumento de voos nacionais e internacionais e um crescimento elevado no número de passageiros.

Régis considera um “desafio e um novo mundo”, numa cidade que tem 13 voos internacionais e terá 50 até o final do ano, numa conjugação de esforços entre governo do Estado e companhias aéreas. Régis começa sua palestra destacando a importância da Fraport, empresa alemã que administra o Aeroporto de Fortaleza e está abrindo portas e criando novas oportunidades.

Edid Câmara, Régis Medeiros, Circe Jane e Anya Ribeiro

As ações da Prefeitura de Fortaleza incluem projetos novos e antigos, esperados há anos e até então sem execução. E são muitas as demandas, a começar pela Requalificação da Praia de Iracema, bairro que precisa reconquistar a preferência do comércio e atrair moradores e turistas. A reforma inclui a realização de pequenos eventos, recuperação do calçadão, pintura das casas e colocação de um contêiner do projeto Ceará Pacífico. O mais importante é o retorno das empresas, para que o bairro tenha vida diurna e noturna. Uma novidade na Praia de Iracema é a concessão de espigões para instalação de uma roda gigante no espigão da Rua João Cordeiro. O equipamento terá 100 metros de diâmetro e 24 cabines rotativas.

Foto oficial dos participantes da reunião da CS Eventos FOTO: Ana Beatriz Sugette

O projeto mais esperado é a requalificação da Avenida Beira-Mar, que terá sua ordem de serviço assinada pelo prefeito Roberto Cláudio, sexta-feira (27), para início da obra em agosto próximo e término em 2020. O projeto inclui padronização dos quiosques e da feira de artesanato, com 1.342 permissionários, além do alargamento da via (trecho limitado), que receberá 100 metros de areia. Régis considera que o projeto, elaborado pelo arquiteto Fausto Nilo, há cinco anos, deixa de ser um sonho para se tornar realidade.

Outros projetos da pauta da Prefeitura de Fortaleza são o Polo Gastronômico da Varjota, Reestruturação da Barra do Ceará, melhorias no Mercado dos Peixes e negociações para o Porto do Mucuripe receber cruzeiros marítimos. Já está funcionando o ônibus turístico do aeroporto para os hotéis e dentro de 60 dias teremos o ônibus Double Decker, que vai aproveitar o potencial da cidade e valorizar o projeto do turismólogo Gerson Linhares, que já faz passeios com os turistas para mostrar a parte histórica e cultural da cidade. A precariedade do centro de Fortaleza (praças do Ferreira e José de Alencar) não estão sendo avaliadas.
Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia