Navegação

A Lua já foi habitável? Cientistas respondem

                                                                              (Foto: Google / Reprodução)

A Lua, hoje, não é habitável. Ela é coberta por uma poeira potencialmente fatal e é, aparentemente, muito seca. Porém, por mais maluca que possa soar, uma nova perspectiva propõe: e se a Lua um dia foi habitável?

Os cientistas Dirk Schulze-Makuch, da Universidade Técnica de Berlim, e Ian Crawford, da Birkbeck, Universidade de Londres, especulam que, embora possa parecer "ultrajante", resultados recentes mostram que a Lua é mais úmida do que se pensava anteriormente — então, talvez, um dia o satélite pode ter tido as condições necessárias para a vida.

Eles não estão dizendo que a Lua abrigou vida, é claro. "Se a vida algum dia surgiu na Lua ou se foi transportada para lá de algum outro lugar, é claro, é altamente especulativo e só pode ser resolvido por um futuro programa agressivo de exploração lunar", escrever no artigo, publicado no periódico Astrobiology.

Este período de habitabilidade, se tiver realmente acontecido, pode ter ocorrido ou logo depois da formação da Lua a partir de uma enorme colisão com a Terra, há 4,5 bilhões de anos, ou depois de um período de vulcanismo que pode ter resultado em uma atmosfera lunar fina, há 3,5 bilhões de anos.


Tal atmosfera teria durado talvez dezenas de milhões de anos. Talvez tenha existido água na Lua neste período. Talvez dez milhões de anos tenham sido tempo suficiente para que alguma vida rudimentar tenha evoluído na Lua. Talvez a vida terrestre viajou até a Lua em asteroides. Vai saber.

Os pesquisadores enfatizam que a "habitabilidade exige muito mais do que apenas a presença de uma atmosfera significativa e de água líquida". Uma dessas exigências seria a presença de compostos orgânicos. E, obviamente, não existem na Lua as mesmas características criadas pela água que vemos aqui na Terra ou em Marte, como canais de drenagem — ainda que, talvez, eles possam ter existidos e acabaram corroídos por pequenos meteoros e ventos solares.

Embora o artigo não apresente nenhum dado novo, é uma síntese interessante de muitas pesquisas existentes que mostram que, já que a Lua é mais molhada do que pensávamos inicialmente, talvez valha a pena imaginar se algum dia ela foi habitável.

Se você ficou decepcionado com a decisão de mandarem humanos de volta para a Lua em vez de para Marte, pelo menos talvez exista algum conhecimento científico especialmente interessante nos esperando lá.


Por Ryan F. Mandelbaum (GizModo Brasil)
Compart.

Por Jefferson Victor

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia