21ª Corrida da Galinha

21ª Corrida da Galinha movimenta o agreste pernambucano 
O evento acontece de 01 a 05/08, em São Bento do Una. Shows gratuitos, Feira de Avicultura e as irreverentes competições estão na programação

A irreverente Corrida da Galinha, festa já tradicional no calendário do agreste pernambucano, realiza a sua 21ª edição entre 01 a 05 de agosto, na cidade de São Bento do Una, com estrutura montada no Parque de Exposições Eládio Porfírio de Macedo. O nome do evento, idealizado em 1992 por um grupo de amigos, encabeçados pelos irmãos Marcos e Marcelo Valença, foi inspirado na fama do município, considerado um dos principais produtores de ovos e frangos do Nordeste e com destaque no cenário nacional do setor. 
Com o tema “No terreiro dos embargos dos embargos, o Galo nega ser ladrão de galinha!”, a 21ª edição traz uma programação intensa com grandes shows, atividades culturais, exposição de artesanato, Feira de Avicultura do Nordeste e as irreverentes brincadeiras, que são o ponto alto da festa. As famosas competições da Corrida da Galinha são realizadas em uma pista de circuito fechado, chamada de Galinhódromo, com uma arena de capacidade para 5 mil pessoas. Como uma espécie de paródia da Fórmula 1, a corrida apresenta os ícones do circuito automobilístico, com direto a prêmios para os três primeiros e último lugares.
O Galinhódromo tem 85 metros de extensão, sendo protegido por uma tela e instalado em local amplo para dar mais espaço e segurança aos pilotos e suas “máquinas voadoras”. A estrutura ainda conta com o espaço Pinto Stop e a Torre de Comando, onde é feita a transmissão da corrida com narração exclusiva do Galão Bueno e seus respectivos comentaristas. E as arquibancadas são cobertas para a proteção dos telespectadores da corrida.
Haverá novidades em competições no evento deste ano. Entre elas, A corrida do ovo no saco, prova semelhante a corrida do saco, Beiseovo, uma nova modalidade de beisebol no Galinhódromo, A Escolha do Príncipe dos Frangos, versão masculina da musa do poleiro, O Brasil que você quer, semelhante ao quadro da Rede Globo e até Árbitro de Vídeo, com tecnologia disponível no galinhódromo. Além das tradicionais corridas, há provas para saber quem come mais rápido frango e ovo, concurso de fantasias e imitações. As inscrições são gratuitas e feitas no local do evento.
Outro destaque da festa é sua programação cultural, contando com shows gratuitos de artistas nacionais e da terra. Entre as atrações: Gabriel Diniz, Forrozão das Antigas e Trio e Banda Asas da América, na sexta (03/08); Trio e Banda Asas da América, Ricardo França, e Douglas Pegador, sábado (04/08); e Xand Avião e Amor Eterno, no domingo (05/08). Os shows acontecerão das 22h às 0h, num grande palco montado no local. Haverá também atração em trio elétrico parado, na sexta, a partir das 20h, e um arrastão, no sábado, saindo a partir das 18h, próximo ao Terminal Rodoviário em direção ao parque de exposições.
E como o artesanato é outro setor que movimenta a economia de São Bento do Una, haverá barracas com exposição de artesanatos locais, onde cada artista terá o seu espaço para comercializar os seus produtos. Haverá ainda o polo da Agricultura Familiar, contando com comidas elaboradas a base dos produtos produzidos por famílias de agricultores locais. Para comer, o público poderá conferir também outros restaurante no parque, que vão oferecer cardápio recheado de comidas elaboradas com frango, galinha e ovos, localizado dentro da feira de avicultura.
A Corrida da Galinha traz ainda o Ninho do Conhecimento e da Cidadania.  A proposta é vivenciar, no espaço escolar e no Galinhódromo, atividades semelhantes às que são realizadas durante a festa, enfatizando para as novas gerações a importância da festividade na cultura regional e para a economia local. Cerca de 2.400 estudantes da Rede Municipal de Ensino participarão do projeto.
Para sua 21ª edição, a expectativa da organização é que 200 mil pessoas circulem pelos cinco dias da Corrida da Galinha, número que é motivo de orgulho para o município. Ele é maior evento da cidade e um dos maiores do interior de Pernambuco, gerando cerca de 700 empregos, entre diretos e indiretos, nesta edição. A festa vai contar com efetivo da Polícia Militar e ambulâncias do hospital municipal e SAMU.
Durante os shows um stand de atendimento será montado com ambulância, enfermeiros e técnicos em enfermagem. A estrutura do evento também conta com um parque de diversões e estacionamento. O evento é uma realização da Prefeitura de São Bento do Una, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes e concepção do Grupo Asas da América. Mais informações: (81) 3735.1027 ecultura@saobentodouna.pe.gov.br 

FEIRA DE AVICULTURA DO NORDESTE – Outro destaque é a realização da terceira Feira de Avicultura do Nordeste, a única feira específica do segmento da região nordestina, que acontecerá nos dias 02 e 03 de agosto. Com o objetivo de proporcionar oportunidades de negócios, trocas de conhecimento, e potencializar a avicultura e a agroindústria, o evento é realizado pela Prefeitura de São Bento do Uma, contanto com o apoio da Associação Avícola de Pernambuco (Avipe), Sebrae/PE, Granja Almeida e TRX Net.
A feira contará com espaço para 70 expositores do setor de agronegócios do Nordeste, Sul e Sudeste. Haverá também uma rodada de palestras ministradas por estudiosos da agricultura e de negócios, médico veterinário e fiscal agropecuário. A estimativa da organização do evento é de que cerca de R$ 30 milhões sejam movimentos este ano. Interessados em expor podem entrar em contato através do e-mailavicultura@saobentodouna.pe.gov.br ou pelo telefone (81) 98240.2209.

SÃO BENTO DO UNA  Localizado a 206 km do Recife, é composto pelos distritos sede e Espírito Santo, além dos povoados de Jurubeba, Pimenta, Queimada Grande, Manicoba e Gama. Sua população é de 57 mil habitantes e a avicultura industrial é o segmento mais importante do seu agronegócio, sendo o maior produtor de ovos do Nordeste e o quarto no Brasil. Atualmente, são produzidos mais de 7 milhões de ovos por dia e mais de 150 toneladas de frango para abate por semana, contando com mais de 90 produtores e geração de 13 mil empregos. No último ano houve um aumento de 30% na produção do município, incluindo os novos empreendedores que estão surgindo.
A cidade é destaque também com a suinocultura, sendo considerada a maior produtora de suínos do estado, com produção de 100 toneladas de suínos por semana. Outro setor que movimenta sua economia de São Bento do Uma é o artesanato. Por semana, saem mais de 1 mil unidades de galinhas feitas em cabaça, com biscuit. Boa parte é comercializada na praia de Porto de Galinhas (PE) e em praias do Rio Grande do Norte.

SERVIÇO | 21ª CORRIDA DA GALINHA
Evento Gratuito
Quando: de 01 a 05 de agosto de 2018
Onde: Parque de Exposições Eládio Porfírio de Macedo- São Bento do Una – PE
Como chegar: de carro, pela BR 232, ou de ônibus, que diariamente sai do TIP do Recife até São Bento do Una
Opções de hospedagem: Hotel Pedágio (81 3735.2485), Hotel Asa Branca, em Belo Jardim (81 3726.1764) e Hotel Jardim Plaza, em Belo Jardim (81 3726.1233). Opção de casas para alugar: entrar em contato com a Secretaria da Cultura, através do telefone (81) 3735.1027

PROGRAMAÇÃO DOS SHOWS

Sexta-feira (03/08)
20h- Trio e Banda Asas da América (Trio parado no parque)
22h- Forrozão das Antigas (Palco)
0h- Gabriel Diniz (Palco)

Sábado (04/08)
18h- Trio e Banda Asas da América (Saída próximo ao Terminal Rodoviário em direção ao parque de exposição).
22h – Ricardo França (Palco)
0h – Douglas Pegador (Palco)

Domingo (05/08)
22h- Amor Eterno (Palco)
0h- Xand Avião (Palco)

PROGRAMAÇÃO DA III FEIRA DE AVICULTURA DO NORDESTE

Quinta (02/08)
14h- Abertura do evento
15h – Coquetel de abertura no auditório Joaquim da Silva Costa
16h – Atração Cultural – Forró Pé de Serra
19h – Palestra: “Nenhum Problema Resiste a uma abordagem Sistemática”, com Heitor Vilella, Administrador de Empresas
19h30 – Palestra: “Impactos e Estratégias de Controle da Bronquite Infecciosa no Brasil”, com Dr. Jorge Chacón, médico veterinário

Sexta (03/08)
5h às 11h – Programa “SUPER MANH” com Geraldo Freire, transmitido direto do Evento pela Rádio Jornal.
14h- Palestra: “Experiências de campo com uso de vacinas Cepa BR para controle da bronquite infecciosa e impactos das condenações sanitárias no frigorifico”, o José Maurício França, Engenheiro de Produção, e Tharley Carvalho, Gerente de Marketing.
16h – Atração Cultural: Forró pé-de-serra
19h – Palestra: “Desafios”, com Débora Almeida, procuradora federal e prefeita de São Bento do Una
19h30 – Palestra: “Biosseguridade”, com Izabella Hergot, fiscal agropecuária do IMA e responsável pelo Programa Estadual de Sanidade Avícola de MG.

PROGRAMAÇÃO DO “NINHO DO CONHECIMENTO E DA CIDADANIA”

Quarta, 01/08
A partir das 13h - Competição no GALINHÓDROMO: Galinha Fantasiada com material reciclável, Corrida de Galinhas, Canto do Galo, Segura nos Trinta com alunos matriculados nas escolas públicas municipais.

Quinta, 02/08
A partir das 13h - Competição no GALINHÓDROMO: Galinha Fantasiada com material reciclável, Corrida de Galinhas, Canto do Galo, Segura nos Trinta com alunos matriculados nas escolas públicas municipais.

Aproximadamente 2.400 estudantes da Rede Municipal de Ensino participarão da festa.
Serão quatro categorias, sendo a Corrida da Galinha dividida em mirim (dos 08 aos 10 anos) e juvenil (dos 11 aos 16), e o aluno poderá participar levando em consideração a sua faixa etária.

PROGRAMAÇÃO DAS COMPETIÇÕES  

Sexta, 03/08
8h às 11h - I Treinos livres
14h às 16h - II treinos livres

Sábado, 04/08
08h às 11h – Treinos oficiais  
14h às 16h - Treinos oficiais

Domingo, 05/08
08h às 11h – último treino classificatório
13h às 17h – competição oficial


SOBRE AS COMPETIÇÕES

INFRAESTRUTURA
Galinhódromo - Composto por duas pistas: uma em circuito oval, com 84m, e outra em forma de “X”, com 88m de extensão. Ambas são protegidos por tela e instaladas em local amplo para dar mais espaço e segurança aos pilotos e suas máquinas “voadoras”.
Pinto Stop - Local para Pena–lidade na corrida e onde o piloto pode dar uma mãozinha à sua máquina/galinha.
Poleiro - Arquibancada em estrutura metálica, coberta, localizada junto ao galinhódromo e com capacidade para mais de 2.000 torcedores, dando maior visibilidade e conforto ao público.
Rent a chicken - Boxe onde galinhas de aluguel estarão à disposição dos turistas e pilotos de última hora, tendo uma bateria exclusiva para esta categoria.
Torre de Comando - No centro do galinhódromo, há uma torre de transmissão com sonoplastia exclusiva para a corrida e que será ouvida em todo o circuito da festa.
Ninho vip - Camarote para autoridades e cabinas para imprensa, localizado em lugar estratégico.
Terreiro Espaço reservado no Galinhódromo para a várias competições.
Calçada da Fama - As campeãs da corrida deixarão suas pegadas na calçada onde serão imortalizadas (afinal estrela não é só em Hollywood).
O Cocoricó – Sonorização em todo Galinhódromo.
Pórtico – Entrada triunfal no Galinhódromo.
Pira – Situada dentro do Galinhódromo, e será acesa sempre no início das competições.
Arbitro de vídeo – novidade na 21ª edição! Os competidores poderão pedir releitura das suas provas.

PROVAS
Corrida do Galinha – ganha quem completar o circuito tangendo com a galinha em menor tempo
Corrida do Galo –  ganha quem completar o circuito tangendo com o galo em menor tempo
A Corrida do Ovo no Saco - Semelhante a conhecida corrida do saco, com pequenas alterações na regra.
Beiseovo – Nova modalidade do Beisebol no Galinhódromo;
Pau do Ovo – Competição cujo objetivo é pegar e trazer até o chão, sem quebrar, meia dúzia de ovos devidamente instalados no topo de um poste de madeira.
Declaração Premiada – Ganhará o competidor que oferecer de maneira sensual, ovos ou “partes” de galinhas, a uma mulher escolhida pela produção e que esteja no Galinhódromo.
Grid de largada - Serão feitos quatro treinos para a classificação do Grid de largada. As quatro aves mais rápidas em cada categoria (galinha e galo) serão classificadas em ordem cronométrica.
Pilotos de Última Hora – Entre as baterias Galinha e Galo, teremos a bateria dos Turistas, Artistas, Autoridades e pessoas influentes escolhidas e inscritas horas antes da prova.
Segura nos Trinta – Competição com Galinhas d´Angola (Guiné) cujos competidores terão que pegar a ave, em uma arena, em 30 segundos. Esta prova será executada em várias etapas durante todos os dias.
Coma Seu Frango - Competição gastronômica masculina, na qual os competidores degustarão frangos assados, no menor espaço de tempo.
Engula o Ovo – Competição gastronômica feminina, na qual as competidoras degustarão ovos cozidos, no menor espaço de tempo.
Penas, Plumas e Paetês - Concurso da ave melhor fantasiada.
O Canto do Galo – Competição na qual o vencedor será aquele que imitar melhor um galo cantando.
Casca Grossa - O competidor com ovos no bolso da frente da calça, percorrerá, correndo e pulando obstáculos, todo o circuito oval do Galinhódromo. Ganhará aquele que quebrar o menor número de ovos.
O Cocoricó da Galinha - Competição na qual a vencedora será aquela que imitar melhor uma galinha cantando.
Arremesso de Ovo – É arremessado um ou dois ovos, para cima, e o competidor terá que pegar pelo menos um, sem quebrar.
A Rainha das Galinhas – Será escolhida, entre as mulheres na plateia, a musa do poleiro, que será coroada Rainha das Galinhas.
O Príncipe dos Frangos – Será escolhido, entre os homens na plateia, o príncipe do dos frangos.
O Alvo é no Próprio Caneco – O participante terá que jogar o ovo para cima e esperar que o mesmo caia em um caneco, amarrado pela cintura, às suas costas.
Ovo no Caneco – São dois competidores, cada um com caneco na mão, tentando acertar dois ovos no caneco do outro.

PREMIAÇÕES

Circuito Oval      

Galinha Campeã      
Placa na Calçada da Fama
“01 Medalha Ouro”
“01 Milhão”
 Hum Mil e Quinhentos Reais

2ª Colocada
“01 Medalha Prata”
“01 Milhão”
 Hum Mil Reais

3ª Colocada
“01 Medalha Bronze”
 Setecentos Reais

Última Colocada
01 panela de barro com condimentos

Galo Campeão
Placa na Calçada da Fama
“01 Medalha Ouro”
“01 Milhão”
Hum Mil e Quinhentos Reais

2º Colocado
“01 Medalha Prata”
“01 Milhão”
 Hum Mil Reais

3º Colocado
“01 Medalha Bronze”
 Setecentos Reais

Último Colocado     
01 panela de barro com condimentos

Circuito “X”      

Galinha Campeã      
Placa na Calçada da Fama
“01 Medalha Ouro”
“01 Milhão”
 Hum Mil e Quinhentos Reais

2ª Colocada
“01 Medalha Prata”
“01 Milhão”
 Hum Mil Reais

3ª Colocada
“01 Medalha Bronze”
 Setecentos Reais

Última Colocada
01 panela de barro com condimentos

Galo Campeão
Placa na Calçada da Fama
“01 Medalha Ouro”
“01 Milhão”
 Hum Mil e Quinhentos Reais
2º Colocado
“01 Medalha Prata”
“01 Milhão”
 Hum Mil Reais
3º Colocado
“01 Medalha Bronze”
 Setecentos Reais
Último Colocado     
01panela de barro com condimentos

Animação
Locutores e Comentaristas
Galão Bueno
Pinto Jr.
Casaovogrande

Obs: A escolha da musa do poleiro e as competições Segura nos Trinta, Terreiro Minado, Pau do Ovo, Arremesso de Ovo, O alvo é no seu Caneco, Ovo no Caneco e Declaração Premiada serão realizadas durante todo o dia.
Compartilhe on Google Plus

Escrito por silvioromerojornalista

0 comentários:

Postar um comentário

Adicione seu comentário sobre a notícia