Quando ir para Gramado ? Um guia do que esperar em cada mês..



Nada melhor que começar o ano de 2018 já sabendo o que esperar de Gramado durante os 12 meses do ano, afinal, eis um grande auxílio pra você decidir qual período escolher pra se hospedar aqui na cidade. Por isso, nesse primeiro post do ano, criamos um guia completo do que esperar de cada mês, dessa forma, acabou a dúvida de quando vir para Gramado, né?

​​Além dos eventos e atrações da cidade, também falaremos do clima e da movimentação mensal, afinal, você pode sim optar pela calmaria serrana ou pela intensa movimentação através de grandes eventos, daí vai da sua escolha e disponibilidade. Importante também citar que todos os pontos turísticos da cidade se mantém abertos durante o ano todo, ou seja, serão uma ótima opção durante a sua viagem.

Bora começar? Então vamos lá!

Janeiro


Já começar o ano visitando Gramado é com certeza entrar com o pé direito em 2018, viu?! Nesse mês, até o dia 14, você ainda consegue conferir o Natal Luz, principal evento da cidade – com todas as suas atrações, espetáculos e encanto. A decoração natalina também estará presente por aqui, deixando a nossa cidade ainda mais fofa. Já no dia 14 acontece a Meia Maratona de Gramado, pra quem quiser aproveitar a estadia e dar aquela corridinha. O evento acontece no Lago do Bairro Carniel, atrás do Super Carros (que você provavelmente visitará). É nesse mês que também acontece a feira FENIN Outono/Inverno, de 23 a 26 de janeiro, no Serra Park, sendo consagrada como um evento único e sem igual para o mercado da moda nacional. Já quanto ao clima, prepare-se para um verão bem intenso, pois se engana quem pensa que na Serra o calor não chega, ele chega com força sim. Hoje, dia 4 de janeiro, a temperatura pode chegar aos 30ºC, por isso, traga roupas de calor, mescle com casaquinhos pro anoitecer e, também, roupas que combinam com chuva, afinal, pode acontecer sim. Já quanto à movimentação, relaxe, é nesse mês que a calmaria começa a se instalar por aqui.

Fevereiro



É neste mês que acontecerá a 4ª edição do Gramado in Concert, entre os dias 16 e 24, onde você poderá ouvir o melhor da música erudita em concertos de orquestras, grupos de câmara e solistas. Já entre os dias 24 e 28 de fevereiro, Gramado é pura folia com o Gramado Fantasia 2018. Pra quem gosta de carnaval e quer curtir um dos maiores carnavais de salão do mundo, corre pra cá. A movimentação na cidade segue o embalo de janeiro, ou seja, gramadenses e visitantes locais são a grande maioria. Já o clima segue quentinho, afinal, é verão, né? Mas não esqueça, estás na Serra Gaúcha e existem duas coisas que tu sempre deve carregar consigo: um guarda-chuva e um casaco.

Março


Entre este e o próximo mês, as crianças fazem a festa, afinal, no dia 15 de março inicia a Páscoa em Gramado e o Gramado Aleluia, seguindo até o dia 1º de abril, duas atrações que se unem pra que você sinta toda essa magia em família, não há nada melhor, pode acreditar. Em função desse evento que é só amor, a cidade fica bem recheada, recebemos milhares de visitantes e é nesse período que as avenidas daqui travam, quase que literalmente. Por isso, não deixe de vir, mas aproveite para passeios a pé, por aqui tudo é pertinho e vale à pena desfrutar de todos as belezas. Já o clima, bom, no dia 20 de março, a partir das 13h15, inicia o outono – o friozinho se fará presente.

Abril


No primeiro dia deste mês finalizamos a Páscoa em Gramado e o Gramado Aleluia mas, a partir do dia 19 de abril, acontece o evento que é a cara de Gramado, que exibe nossa cultura, do qual temos um orgulho imenso – a Festa da Colônia. É nesse momento que tu estarás completamente inserido no que Gramado é desde sempre, onde terás a oportunidade de provar a nossa saborosa culinária de raiz, nossas bebidas típicas, enfim, um misto muito harmônico das nossas origens, sendo elas italiana, alemã e portuguesa. Aproveite que estaremos no outono, o friozinho e a neblina devem estar presentes diariamente e a movimentação, bom, não é tão intensa e tu já podes voltar a circular por aqui de uma forma bem tranquila.

Maio


No dia 6 deste mês se encerra a Festa da Colônia, por isso, ainda dá tempo sim de aproveitar. Importante dizer que tu podes desfrutar de nossos produtos coloniais em todos os meses do ano, é só visitar a Praça das Etnias e curtir a Casa do Colono e os Fornos Coloniais. Já entre os dias 21 e 23 de maio tu podes conferir a SICC – Salão Internacional do Couro e do Calçado, onde são lançadas as novas coleções, as novas cores, materiais e inspirações das principais marcas do país, e que vão conquistar os consumidores do Brasil e do exterior. O clima deve seguir o mesmo, não esqueça de casacos quentinhos e, pelo menos, um guarda-chuva. Já a movimentação, aproveite, Gramado será basicamente só sua, a baixa temporada está instalada.

Junho


É chegado o mês onde o inverno inicia, está preparado? No dia 21 deste mês inicia o inverno de 2018, por isso, escolha Gramado como roteiro pra curtir as temperaturas baixas, a cidade com um ar muito mais charmoso, onde o que mais aquece é a nossa receptividade. Nesse mês a movimentação ainda é baixa, deixando você curtir todos os atrativos sem pressa ou filas. Se deseja visitar Gramado no frio e não encontrar a cidade lotada – esse é o momento, viu?!

Julho


As férias vão começar, a movimentação inicia e uma das altas temporadas de Gramado tem seu começo. É nesse mês que acontece a Estação Gramado, na Praça das Etnias, uma atração em parceria com a RBS TV e a Prefeitura de Gramado, onde rola um pouco de tudo – sendo música, apresentação teatral, workshops, enfim, tudinho pra deixar sua estadia mais gostosa. Nesse mês também acontece a FENIN Primavera/Verão, exibindo o melhor da moda atual para as próximas estações. Já sobre o o clima, ah, não preciso nem dizer nada, né? É inverno, provavelmente as mais baixas temperaturas da estação estarão por aqui.

Agosto


Um dos principais eventos da cidade, sendo o mais antigo, acontece entre os dias 16 e 25 de agosto, o Festival de Cinema de Gramado, onde as ruas daqui viram cenários de encontros emocionantes: artistas, diretores, entidades do cinema brasileiro e estrangeiro se reúnem para celebrar o cinema na cidade. Festival de Cinema não é Festival de Cinema se o frio, o chuvisqueiro e a neblina não estiverem presentes. Por isso, prepare-se para as baixas temperaturas e, também, para a movimentação intensa, afinal, quem não quer curtir esse momento?!

Setembro


Apesar de não possuir uma intensa movimentação neste mês, Gramado reúne diversos eventos na cidade. Você vai poder conferir a Exposição Nacional e Internacional de Orquídeas, na Rua Coberta, com exposição e venda, além do Festival Nacional de Quilt e Patchwork, que acontece entre os dias 19 e 22. Nos dias 27, 28 e 29 acontece a Ajorsul – Feira de Jóias, Óptica, Relógios e afins. Também é nesse mês, no dia 22 de setembro, às 22h54, que inicia o verão e aquele calorzinho maroto volta a reinar. Enfim, deu pra perceber que atrações não faltam, né? Qualquer dúvida é só entrar em contato com a gente!

Outubro


O mês de outubro já começa mega saboroso, huuuuum. É nesse mês que acontece o Festival Internacional de Cultura e Gastronomia de Gramado, onde restaurantes locais criam pratos especiais com um precinho bem especial. É nesse mês também que inicia aquele evento tão amado por nós, o Natal Luz de Gramado, que segue até janeiro de 2019, portanto, tu consegues curtir ele durante três meses. Aqui, nesse mês, a movimentação ainda é baixa e, por isso, tu consegue aproveitar tanto os eventos quanto os atrativos de um jeitinho mais tranquilo. Quanto ao clima, bom, o verão está instalado, aproveite o calorzinho!

Novembro


Mês movimentadinho também, sendo que o clima segue o mesmo do mês anterior e a movimentação começa a aumentar. Aqui segue o Natal Luz, mas a cidade respira outros ares também, como o Festuris, que nesse ano acontece entre os dias 8 e 11 de novembro (participamos no ano passado e foi lindo). Também acontece a Feira Zero Grau – Salão de Tendências em Calçados e Acessórios. Pronto, agora é só agendar a visita e curtir ao máximo as atrações daqui!

Dezembro


Chegamos ao fim de mais um ano, ufa, correria total em 2018. Este é, sem sombra de dúvida, o mês que Gramado mais recebe visitas, afinal, é Natal. Sim, o Natal Luz é o principal evento da cidade e se fortifica em dezembro, onde grande parte de seus visitantes chegam à Gramado. Ao todo, durante o ano, Gramado recebe mais de 6 milhões de visitantes, mais de 2 milhões apenas nesse período, entre o final de novembro e final de dezembro. Quanto ao clima, aproveite as cores que Gramado vai lhe apresentar, afinal, no dia 21 de dezembro de 2018, às 19h23, começa a primavera.

Sabe a única coisa que, além dos atrativos, tu encontra durante todos os períodos do ano? O melhor preço nos apartamentos mais bem avaliados de Gramado através da nossa hospedagem. São apartamentos novos, no Centro ou próximos dele, completamente equipados e decorados, com rouparia e garagem, para até oito pessoas. Ficou curioso, aposto, então confere essas opções aqui – tem até promoção rolando.

Chegou ao fim o nosso guia de quando ir para Gramado e o que esperar em cada mês, qualquer dúvida pode ser tirada com a gente, viu?! Tanto em nossas mídias sociais, quanto aqui no blog e com nossos anfitriões sempre à sua disposição.
Compartilhe on Google Plus

Postado por Mario Pinho

0 comentários:

Postar um comentário

Adicione seu comentário sobre a notícia