Navegação

O Marketing Digital e o impacto causado nas marcas de luxo


Como as tradicionais marcas de luxo estão se comportando com a reviravolta do mundo digital.
O crescimento do marketing digital está mudando a forma como as marcas de luxo se envolvem com os clientes e como as empresas tradicionais devem abraçar o que agora é possível no mundo conectado e móvel de hoje ou ficarem para trás definitivamente. Segundo especialistas do segmento de luxo, esta faixa do mercado de luxo está passando por um ponto de transição vital.

Depois do segmento de telefonia mobile e eletrônicos, a indústria automobilística como Jaguar, Porche, Lamborghini é exemplo da profunda mudança operada pelo digital. Segundo Marcelo Montone, especialista em marketing digital e CEO da Nomadd.id” o número de pessoas que se dirige a uma concessionária de carros diminuiu. Vão realmente quando está tudo pronto, antes disso, tudo é realizado on-line," conclui o consultor.
A implicação para as marcas do setor automotivo de luxo do marketing digital é que, para conquistar essa visita física a concessionária é preciso antes fazer todo o envolvimento com o cliente on-line, garantindo que um conteúdo digital atrativo esteja disponível. Buscar volume de impressões continua a ser importante em muitos setores, mas a tendência é inconfundível: “A mídia impressa e outros meios de comunicação mais tradicionais no setor de luxo têm ainda tem relevância”.
Um dos benefícios mais expressivos da era digital é que ela gera dados, com uma riqueza de análise antes impossível: “A mídia digital é mais mensurável do que qualquer outra forma de mídia que fazemos. Não se trata apenas de números de alcance enorme, é sobre a criação de um noivado com nossos consumidores qualificados, entendendo sua jornada e, em seguida, entregar conteúdo relevante ao longo desse caminho.”
Administrar as mídias sociais não são fáceis, mas são um dos recursos mais gratificantes. Montone acrescenta que mídias sociais “é uma forma de iniciar uma conversa. Você não pode simplesmente empurrar uma mensagem de comunicação através do fluxo da interação social, porque as pessoas vão fazer comentários negativos”.
Uma grande preocupação de quem administra o marketing digital de empresas de luxo, é saber ao certo quantas vezes você deve comunicar-se com seus clientes, quando você tem um produto, como um carro ou joias caras, que só podem ser comprados muito poucos ao longo de anos? “As pessoas não compram pérolas todos os meses”, afirma Marcelo Montone. 
Uma dica fundamental de sucesso no segmento é nunca disparar e-mail em massa. O grande diferencial é trabalhar conteúdo personalizados para o mailing. Inovação e criatividade são fundamentais para o marketing digital nos setores de luxo. Talvez um dos setores em que o digital venha a ter sua maior eficácia nos próximos anos, finaliza Marcelo Montone. 
Para ajudar a entender melhor este segmento, Marcelo Montone destaca 3 dicas de marketing para o mercado de luxo. 
Considere o glamour da marca. Marcas de luxo possuem um glamour já consolidado no mercado, ou seja, os consumidores já sabem o que desejam e que tipo de produto estão procurando. Diante disso, vale considerar o valor da marca para o consumidor e diante do mercado físico, para, então, levar essa mesma identidade ao e-commerce e suas campanhas no digital. 
Segundo passo é anunciar para o público certo. Anúncios devem ter endereço certo para gerar resultados satisfatórios. Por isso, ao criá-los no Google ou nas mídias sociais, por exemplo, é fundamental direcioná-los para o alcance das pessoas certas, com base em dados demográficos, sociais e conforme histórico e interesse de navegação. 
Terceiro passo é o marketing de conteúdo. O famoso content marketing também funciona para o segmento de luxo, através de informações detalhadas e que destaquem o status e o sentimento de satisfação do consumidor ao adquirir o produto. Vale, portanto, desenvolver um blog e apresentar resenhas e editoriais dos produtos, com fotos caprichadas e detalhes bastante claros.
Vale lembrar que o segmento de luxo representa um alto ticket médio para a loja virtual, por isso, todo o investimento em marketing e conquista do consumidor vale a pena. Mas não se pode esquecer que são os mais criteriosos e exigentes. 
Sobre Marcelo Montone:
Formado pela PUC, com especialização em Marketing pela ESPM e Miami AD School, Marcelo Montone é fundador da agência paulistana Nommad.Id, totalmente focada em performance digital, e vem há 18 anos pesquisando e se especializando inteiramente em internet e agências digitais. O especialista já atuou em cases de sucesso e atendeu contas importantes de marcas esportistas, empresas e órgãos públicos. Com pesquisas e técnicas inovadoras, Montone se mostra cada vez mais como um respiro de inovação dentro do mercado de marketing brasileiro.


Compart.

Moda e Beleza : Sílvio Romero

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia