Navegação

Fiori de Luce - sustentabilidade na prática, a 40 Km de São Paulo

Maria José Pereira Zago - Idealizadora da Fiore de Luce 
Divulgação 

Exemplo de vida em completa comunhão com a natureza, empreendimento recebe pessoas e oferece formato diferenciado para eventos corporativos

Difícil imaginar que bem no alto da serra, em plena Mata Atlântica, na Estância Turística de Ribeirão Pires, desponta um autêntico paraíso. Trata-se da Fiori de Luce – encravada em território e águas sob proteção do Lei dos Mananciais, numa área superior a 40.000 m². Ali o visitante encontra gastronomia orgânica com produtos da horta do próprio espaço, com direito a trilhas em meio a espécimes raras. 

Salões rústicos criam clima de tranquilidade, sem perder a contemporaneidade. A taberna de licores de produção própria traz a sensação de viagem ao passado, neste espaço único para eventos e contato com a mais autêntica gastronomia sustentável. Os idealizadores da Fiori de Luce, a biomédica Maria José Pereira Zago (a Zezé Zago) e o marido, Reinaldo Augusto Zago, médico e grande conhecedor de paisagismo e jardinagem, recebem pessoalmente os visitantes, sejam grupos familiares ou participantes de eventos corporativos.

Por meio de experiências diversificadas, a Fiori de Luce oferece conhecimento e a oportunidade de uma nova percepção do conceito de sustentabilidade. Promove ações voltadas ao consumo responsável, à reciclagem, ao aproveitamento das águas pluviais e ao fomento da economia local. “Nós realizamos cursos de panificação e alimentação, casamentos ecológicos, eventos de educação sustentável para funcionários de empresas e comemorações. Tudo que o fazemos e oferecemos pressupõe o contato e o respeito à natureza, em todos os sentidos”, diz Zezé Zago.

Empreendedora inquieta

Zezé Zago, além de biomédica, reúne vasto conhecimento em gastronomia e experiência na área de segurança de alimentos. Sua vida é marcada pelo constante aprimoramento, que inclui cursos de especialização tanto em gastronomia como em empreendedorismo. Sempre esteve à frente de diversos projetos e negócios, a exemplo do laboratório de análises clínicas de que fora proprietária. E que lhe propiciou a especialização em segurança alimentar. A busca por aperfeiçoamento só fez fortalecer na empreendedora o valor da simplicidade. Desde a infância, aprendeu o respeito à natureza e a utilização sustentável do que ela dispõe.

Sustentabilidade e Responsabilidade Social

Esse binômio, para a Fiori de Luce, implica na capacidade de compreender que fazemos parte de um sistema cujos elementos são inter-relacionados. E, para que esse sistema continue funcionando, é preciso cuidar e disseminar ideias. “Adotamos o lema de que é preciso plantar árvores e implementar ideias sustentáveis. Sempre levando em consideração os 7 Rs (Responsabilidade, Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Respeitar, Refletir e Recuperar)”, lembra Reinaldo Zago. 

A Fiori de Luce funciona em um sistema sustentável, onde são reproduzidas as mudas de árvores e plantas ornamentais. “Utilizamos água da chuva, aproveitamos resquícios de pedras, coletamos e separamos resíduos e racionalizamos energia”, acrescenta Reinaldo Zago. Para contribuir com a região, os idealizadores da Fiori de Luce priorizam mão de obra do entorno, realizando periodicamente cursos para pessoas da comunidade.


Casamento Ecológico

Sustentabilidade, preocupação com o ambiente e práticas ecologicamente corretas chegaram também às celebrações. O Casamento Ecológico reflete a preocupação dos noivos em diminuir o impacto na natureza e prega a necessidade de adquirir hábitos de consumo sem desperdícios. A proposta leva em conta o resgate aos antigos casamentos, em que os momentos com a família e amigos são mais valorizados.

Eventos Corporativos

O auditório principal da Fiori de Luce passa por retrofit completo, para melhor atender os clientes corporativos. Em seu portfólio, o empreendimento já realizou atividades para funcionários da Alcoa e seus familiares. Numa delas, foi realizado o plantio de 100 arvores, quando os participantes passaram o dia e puderam experimentar várias comidas sustentáveis. Merece destaque o Café da Manhã fornecido à Facesp, que reuniu Associações Comerciais da região do ABC paulista.

Também recebeu funcionários da Unilever, que passaram o dia do café da manhã ao jantar. Foram desenvolvidas várias atividades no espaço, terminando com deliciosa comida de boteco. Outro grupo da Unilever participou da atividade denominada “Day Off”. Depois do café da manhã, os visitantes participaram de atividade ministrada por Zezé Zago - confeccionar pães individualmente, o “botar a mão na massa”. 

Assistiram a uma palestra de micro sustentabilidade, almoçaram e depois visitaram a horta e vários espaços da Fiori de Luce. O programa foi finalizado na taberna, que incluiu embalagens artesanais para os pães e uma farta caixa de verduras orgânicas, levadas para as famílias.

Empório de Alimentos Artesanais

Fiori de Luce dedica-se à produção de licores, geleias, antepastos, pães, bolos, biscoitos, sorvetes e embutidos utilizando a gastronomia sustentável. Proporciona o aproveitamento integral dos alimentos (cascas, talos, folhas e sementes), gestão de resíduos e diminuição de aditivos químicos na alimentação.

Horta Orgânica

Resultado de um trabalho de 20 anos, o saibro foi transforado em terra fértil. A adição de matérias orgânicas, compostagem, húmus de minhoca, possibilita o cultivo orgânico, sem adição de adubos químicos e controle natural de pragas. Proporciona às plantas adultas qualidade insuperável na textura, no sabor e no aroma. No viveiro há um berçário de sementes para produção de plantas saudáveis.

Viveiro de Mudas

Criado inicialmente para suprir as necessidades de reposição botânica da Mata Atlântica, constitui reserva ambiental particular. Produz mudas nativas e exóticas de arvores, palmeiras, bromélias, orquídeas - entre outros, para comercialização e manutenção dos valores sustentáveis.

Fiori de Luce - Espaço para Eventos e Gastronomia Sustentável
Av. Alto da Serra, 655 - Pouso Alegre - Ribeirão Pires - SP
Telefone: (11) 4822-2203
Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia