Navegação

Brasileiros irão disputar concurso mundial de cubo mágico nos EUA


VENCEDORES DA QUALIFICATÓRIA NACIONAL DO RED BULL RUBIK’S CUBE WORLD CHAMPIONSHIP (FOTO: DIVULGAÇÃO)


Os quatro vencedores da qualificatória nacional 
participam da final em Boston, 
em setembro; premiação chega a US$ 30 mil




Em 1974, o professor de arquitetura Ernő Rubik do Departamento de Desenho de Interiores da Academia de Artes e Trabalhos Manuais Aplicados de Budapeste (Hungria), criou o cubo mágico para ensinar conceitos de tridimensionalidade aos seus alunos.

Com o passar de anos – e gerações! – sua invenção saiu do espaço acadêmico e foi se popularizando entre quem precisavam de um passatempo para momentos de procrastinação até para aqueles que queriam um grande desafio lógico para solucionar, até, por fim, chegar a ser tema de competição mundial. 

O Red Bull Rubik’s Cube World Championship é um torneio global de cubo mágico criado, desenhado pela Red Bull em 2017. A primeira edição do campeonato irá acontecer em setembro deste ano em Boston, nos EUA. 

Já temos quatro jogadores brasileiros prontos para representar o Brasil lá fora: o pernambucano Iuri Grangeiro, o gaúcho Diego Meneghetti, a paulista Júlia Melo e o mineiro Pedro Roque, os quatro maiores destaques da qualificatória nacional que aconteceu em maio, em São Paulo. 

Durante as partidas classificatórias, Iuri venceu a categoria mista de Fastest Hand (quem resolve o cubo primeiro utilizando apenas uma mão) cumprindo o desafio em 32. 780 segundos. Na série mista de Re-Scramble, (quando os participantes têm que embaralhar um cubo seguindo um modelo que foi apresentado no momento), Diego conseguiu a melhor posição com o tempo de 15.720 segundos. 

Já na série de Speed Cubing (quem resolve o cubo em menor tempo), Júlia ganhou o primeiro lugar na categoria feminina com ao realizar a tarefa em 36.290 segundos e Pedro foi o vencedor na masculina com o tempo de 08.340 segundos. 

Mais de 60 pessoas se inscreveram para a etapa qualificatória em São Paulo, que foi dividida nas três modalidades. As disputas aconteceram no formato 1x1. 

Agora, o quarteto brasileiro vitorioso se juntará aos grandes nomes do cubo mágico mundial na luta pelo troféu: uma bolsa de prêmios avaliada em US$ 30 mil. 

Atualmente, o recorde de montagem mais rápida do cubo no planeta é de 4.59 segundos, alcançado pelo sul-coreano SeungBeom Cho.


FONTE: GALILEU
Compart.

Equipe Redação

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia