Navegação

Reforma de Praça e Delegacia irão reforçar economia e segurança do pólo gastronômico


Conhecido como um dos principais polos gastronômicos da Capital cearense e tradicional ponto de convivência dos moradores, a praça da Cidade 2000 vai ser reformada e ampliada, juntamente com a delegacia do local, beneficiando os negócios e a segurança de centenas de profissionais que ali atuam. Como parte do Programa Juntos Por Fortaleza, ação integrada entre Governo do Ceará e Prefeitura de Fortaleza, o governador Camilo Santana e o prefeito Roberto Cláudio, assinaram, no fim da tarde desta segunda-feira (16), a ordem de serviço para a obra. O investimento é de quase R$ 1,7 milhão, com prazo de execução de seis meses.

“Aqui é o símbolo da Cidade 2000. O prefeito já estava fazendo o projeto de reformas de praças e fizemos questão de incluir essa no Juntos Por Fortaleza. Toda essa área, já coberta para início das obras, vai ficar mais bonita, toda urbanizada, toda nova, pois é isso que a população do bairro merece. Em breve vamos começar o programa de asfaltamento de várias ruas da Capital e esse bairro certamente vai ser atendido. Quando chegamos aqui, o Roberto Cláudio estava negociando uma área que é privada para ampliar a praça e estamos incluindo no nosso projeto. Obrigado à Prefeitura de Fortaleza pela parceria. Espero voltar o quanto antes aqui para inaugurar e saborear algumas das delícias produzidas aqui”, disse Camilo Santana.


Atualmente a delegacia, localizada na Avenida Central Oeste, esquina com a Rua Andrade Furtado, possui atendimento diurno e área de 273 m². Com a ampliação, o local passará a ter área total de 391,63 m² e terá funcionamento de 24 horas. O investimento para a unidade será de R$ 622.541,64. Também acontecerá nova divisão de ambientes antigos e a construção de novos, além da separação entre delegacia diurna e plantonista. Dentre as obras a serem realizadas estão construção de nova entrada e recepção, iluminação, ventilação, reforma na recepção, salas, banheiros, celas, fachadas, e outras.

A Delegacia de Polícia Civil e a praça estão integradas em um mesmo ambiente. A intervenção beneficia a população do bairro Cidade 2000, além de áreas adjacentes, como o Cocó e o Papicu. Com as obras, o espaço ficará mais organizado, oferecendo maior conforto, segurança e convivência para a população. Para a reforma, o interveniente técnico é o Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE) e a execução está sob a responsabilidade da empresa Pio Engenharia e Arquitetura Ltda.

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, reforçou a importância da parceria com o Governo do Ceará e destacou a tradição da boemia da Cidade 2000. “O governador tem sido um grande parceiro, não tem um pedido nosso que ele não deu total apoio, para além de uma obra como essa, feita exclusivamente com investimentos do Estado. Quem frequenta aqui, sabe a importância dessa praça. Ela já tinha uma extraordinária vida, tem economia, emprego, renda, pessoas que frequentam os bares e restaurantes. Poucos bairros têm uma vida tão ativa como esse. Toda noite o povo está ocupando os espaços daqui. Vamos dar mais conforto, segurança para o que já é bom ficar ainda melhor”.


Moradores da Cidade 2000, o técnico em eletrônica Cléber Pontes Ferreira acompanhava a solenidade junto com a esposa, a comerciante Francisca Marisa, e a neta deles, a pequena Ailane Ferreira. “Essa reforma vai ser ótimo para todos nós do bairro. Vai trazer mais gente, vai movimentar mais ainda. Eu que trabalho em casa, vou poder ter acesso a mais clientes. Sem falar que toda a família vai poder andar por aqui se sentindo mais segura, com mais conforto”, disse ele.

“Eu tenho barraca que vende batata frita. Quando soube que estavam fazendo o cadastro, eu perdi pois minha neta estava doente, mas ainda bem que eu consegui. Gosto do meu trabalho, de estar em contato com o povo. Essa reforma vai dar uma valorização ainda maior ao nosso bairro”, completou Francisca.

Estiveram também presentes na solenidade o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, André Costa; o chefe da Casa Militar, coronel Túlio Studart; o superintendente do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), Silvio Campos, entre outras autoridades.
Praças da Cidade 2000

O projeto “Praças da Cidade 2000” tem o objetivo de requalificar a praça atual, além de implantar outras duas complementares, sendo uma localizada em um canteiro central na Avenida Andrade Furtado, que está atualmente sem utilização, e a outra na Av. Central, onde é realizada feira uma vez por semana. Dentre as ações a serem executadas estão a pavimentação e reforma de praças, vias e calçadas; estudos de fluxos viários como faixas de veículos, rótulas, passagens de pedestres, pontos de ônibus; projeto de paisagismo e de acessibilidade universal. A intervenção também prevê a implantação de rampas elevadas de pedestre que conectam as três praças em um único espaço de convivência e atividades mistas.

Thiago Sampaio - Repórter 
Davi Pinheiro - Fotos
Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia