Navegação

Recife e Olinda comemoram aniversário nesta segunda-feira (12)

Vista de Olinda para o Recife (Foto: Passarinho / Prefeitura de Olinda)
Duas cidades repletas de história, riqueza cultural e principais destinos turísticos do Nordeste durante o Carnaval festejam aniversário nesta segunda-feira (12). Recife, com seus 481 anos, e Olinda, que completa 483.  

As duas são chamadas de cidades-irmãs por estarem situadas uma ao lado da outra. Foi Olinda, em 1535, o palco do pontapé do desenvolvimento de Pernambuco. Há vários lugares para explorar na cidade, como é o caso das igrejas e museus, que contam um pouco sobre a história da cidade e do estado. 

Nos passeios pelas ruas, os visitantes podem admirar as casas antigas com fachadas coloridas, além das construções preservadas dos séculos 18 e 19. Você pode conhecer, ainda, os traços da cultura regional, como, por exemplo, o frevo e o maracatu. Olinda foi a segunda cidade brasileira a ser declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco, em 1982, após Ouro Preto.

Já a capital de Pernambuco foi fundada em 12 de março de 1537. O nome, Recife, se deve aos arrecifes – rochedos de coral e arenito formando uma barreira natural que cerca o litoral. Com mais de 1, 5 milhão de habitantes, a cidade tem 33 bens, entre casarios e igrejas, tombados pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 
Compart.

Por Jefferson Victor

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia