Navegação

Placa preta de carros antigos vai acabar com o novo padrão do Mercosul

 (Foto: G1)


As placas no modelo do Mercosul, que o Brasil deverá começar a adotar em setembro próximo, darão fim à famosa placa preta dos carros antigos ou clássicos. 

No novo padrão, todas as placas terão fundo branco, e o que muda, de acordo com a finalidade do veículo, é a cor das letras e dos números. No caso dos carros de colecionadores, eles serão cinza. 

Atualmente, cerca de 25 mil veículos circulam com placa preta no país, estima a Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA). 

Para conseguir uma, é preciso que o carro atenda às seguintes regras: ter mais de 30 anos atingir, no mínimo, 80 pontos (de um total de 100) em critérios de originalidade e conservação

A partir daí, o proprietário deverá se filiar e pedir um certificado a um dos clubes de carros antigos associados à FBVA, que, por sua vez, é credenciada pela Fédération Internationale des Véhicules Anciens, a entidade máxima do antigomobilismo mundial. Com o certificado, ele poderá requerer a placa preta junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Uma novidade recente em relação ao processo é que passou a ser exigido que a vistoria para atestar a originalidade seja presencial, para evitar fraudes, explica o presidente da FBVA, Roberto Suga. Até então, havia quem fizesse à distância, com base em fotos.

Até então, havia quem fizesse à distância, com base em fotos.
Compart.

Por Jefferson Victor

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia