Navegação

O poder do aeróbico: como os exercícios podem melhorar a qualidade de vida

(Foto: Divulgação)
Correr, caminhar, pedalar, dançar e pular corda são alguns dos exercícios aeróbicos simples mais conhecidos. Além de estimular a perda de peso, esse tipo de atividade trabalha uma grande quantidade de grupos musculares de forma rítmica e influencia também na melhora da qualidade de vida. 

Geralmente eles são realizados em longa duração, contínuos e com uma intensidade que varia entre leve e moderada. Além dos benefícios físicos, o treino aeróbico traz efeitos positivos também para o ânimo do atleta. Isso porque ao realizar exercícios o corpo libera endorfina, hormônio que garante a sensação de felicidade, bem-estar e prazer, elevando a autoestima. A atividade também ajuda a tornar a hora do sono mais agradável. 

O que muita gente não sabe é que um treino de CrossFit também contempla essa modalidade. Fernando Fontelles, head coach do Vikings Crossfit, esclarece que o esporte é essencialmente aeróbico. “O programa de treinamento inclui uma variedade de exercícios que vão do levantamento de peso, flexão de braço, agachamento e barra fixa, por exemplo, a corrida, pedalada, pular corda... Só que com uma intensidade elevada”, explica. 

Vikings Crossift (Foto: Divulgação)
É um mix de atividades metabólicas e ginásticas. Essa união do aeróbico com exercícios de força melhora o condicionamento físico, resistência cardiorrespiratória, muscular, força, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e flexibilidade. “Ela também estimula o sistema cardiovascular gerando aumento da capacidade respiratória, cardíaca e metabólica”, afirma Fontelles. 

Para começar na modalidade não tem mistério. Fernando garante que aproximadamente 30 minutos diários de exercício aeróbico são suficientes para aproveitar seus diversos benefícios. “Caso você não se exercite regularmente, logo perceberá que com o tempo vai conquistar uma melhora tanto no estado físico, quanto psicológico”, finaliza.
Compart.

Por Jefferson Victor

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia