Navegação

Manoel Linhares assume a presidência da ABIH Nacional




O cearense Manoel Linhares e sua diretoria assumem seus cargos na Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH Nacional, em meio a um dos maiores debates envolvendo o setor de hotelaria nos últimos anos: a regulamentação das plataformas de reservas de hospedagem e dos imóveis residenciais utilizados como meios de hospedagem.

“O Brasil não está na contramão de uma tendência. Pelo contrário. Hoje, o mundo todo questiona essa atividade, já que não existe locação imobiliária por uma noite, serviço típico sempre prestado pela hotelaria, destinado ao mercado de turismo”, afirmou ele, que garante que a regulação desses serviços e sua discussão em todos os níveis continuam sendo prioridade em sua gestão.

De acordo com Linhares, sua administração também irá investir na promoção do associativismo como forma de debater e encaminhar os pleitos do setor de hotelaria. A ABIH Nacional, juntamente com as ABIHs estaduais, irão trabalhar para trocar informações e experiências e defender constantemente o setor.

“Uma das novidades da entidade para 2018, já definidas na última gestão, e que promoverá um intercâmbio entre todas as entidades ligadas à hotelaria e ao turismo do país, será a volta da itinerância do Congresso Nacional de Hotéis – Conotel que, este ano, acontece em Fortaleza”, afirmou o novo presidente.


Para Linhares, essa iniciativa não só aproximará, mas tornará conhecida as demandas dos diferentes tipos de destino. “Essa rotatividade proporcionará, a cada edição, a possibilidade de ampliar nossa visão de negócio com as particularidades de cada local. A troca de experiências in loco pretende estender as possibilidades para os empresários e profissionais do setor.”

Com o tema “Brasil, a retomada do crescimento hoteleiro”, Linhares, em parceria com a ABIH-CE, pretende reunir em Fortaleza cerca de quatro mil pessoas e ampliar a programação com a feira Equipotel Regional, realizada pela Reed Exhibitions Alcântara Machado (RXAM) e que reunirá fornecedores da hotelaria de diferentes áreas, como hospitalidade, alimentos e bebidas, recreação, sistemas operacionais e eventos.

“O objetivo da realização da Equipotel Regional, em paralelo ao Conotel, é aproximar empreendedores, gestores e executivos do setor de hospedagem e afins com as empresas que oferecem serviços e produtos para o mercado de hospitalidade”, explicou.

Uma das grandes lideranças do setor nos últimos anos, Manoel Linhares destacou ainda que sua atuação à frente da entidade mais antiga do setor, com 81 anos de atuação, será pautada pelo equilíbrio. “Nas últimas décadas, o setor de hotelaria vem resistindo a delicadas fases econômicas e políticas. Agora, nesse momento de retomada, a ABIH Nacional pretende atuar com intensidade e determinação para defender os interesses dos empresários, seja no âmbito do executivo, legislativo ou judiciário, em níveis municipais, estaduais e federal”, completou.

Conheça a nova diretoria

A nova diretoria é composta de nomes com atuação reconhecida no setor de turismo e hotelaria. Como vice-presidente, Luciano de Castro Carneiro, ex presidente da ABIH-GO. A diretoria administrativa fica sob a responsabilidade de Manoel Lisboa Barbosa, ex-presidente da ABIH-SE. Na vice-presidência administrativa, Artur Maroja da Costa Pereira Filho, presidente da ABIH-PE. Como diretora financeira, o nome escolhido foi de Vanessa Pires Morales, presidente da ABIH-GO. Na vice-presidência financeira, Henrique Lenz Cesar Filho, ex-presidente por dois mandatos da ABIH-PR.

Érica Campos Drumond, presidente da ABIH-MG, assume a diretoria da área operacional e, José Reinaldo Ritter, que já presidiu a ABIH–RS, a vice-diretoria operacional. O conselho fiscal é formado por Eduardo Fontes Neto; ex presidente da Associação Comercial de Itabuna; Alfredo Lopes, presidente da ABIH-RJ; Mauro José Luna de Vasconcelos, presidente da ABIH-AL; Gustavo Aride Guimarães, presidente da ABIH-ES ; Clóvis Armando Lemos Carneiro, presidente da ABIH-PA e Enry Saint Falbo Junior, vice presidente da ABIH-SP.

“Com uma equipe experiente e com ampla visão do mercado e das necessidades do setor de hotelaria e turismo, acredito que conseguiremos atingir nossos principais objetivos na defesa dos interesses dos setores que representamos. Tenho certeza que serão dois anos de muito trabalho”, concluiu o novo presidente da ABIH Nacional.

Sobre o novo presidente da ABIH Nacional:

Natural da cidade de Crateús, a 350 quilômetros de Fortaleza, no Ceará, Manoel Cardoso Linhares é um dos grandes nomes do setor hoteleiro no país. Eleito presidente da ABIH Nacional, participa de diversas outras entidades ligadas ao mercado de turismo e hospedagem no Brasil, no estado do Ceará e na cidade de Fortaleza, onde fica o Fortaleza Mar Hotel, de sua propriedade, fundado há 22 anos. Empreendedor, o empresário também atua nas áreas de construção civil, imóveis e postos de combustíveis.

Em sua gestão à frente de uma das principais entidades do turismo brasileiro, Manoel Linhares pretende buscar soluções, junto a todos os agentes públicos e privados que atuam e interagem com os setores que representa, para promover o crescimento da hotelaria e do turismo brasileiros.

Manoel Linhares atualmente, além da presidência da ABIH Nacional, é diretor da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e ocupa os seguintes cargos em outras entidades setoriais: presidente do Sindihotéis Ceará e do Rotary Club Fortaleza, diretor da ABIH Ceará, do SKAL Nacional e do SKAL Fortaleza, conselheiro do Fórum de Turismo e Conselho de Turismo de Fortaleza, membro do Conselho Empresarial de Turismo da CNC, do Conselho Regional do SESC Ceará, da Câmara Setorial da Cadeira Produtiva de Eventos do Ceará e do Conselho Municipal do Trabalho de Fortaleza.
Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia