Navegação

Dicas de alimentação para começar o ano mais saudável




A nutricionista e coordenadora do núcleo de pós-graduação em nutrição do Instituto de Desenvolvimento Educacional (IDE), Joyce Moraes, orienta

Entre as clássicas promessas no início de todo o ano, a de começar aquela dieta! Ainda mais porque, aqui no Brasil, o primeiro mês do calendário vem com muito sol e em clima de festa, quando muitos querem afinar a silhueta para “entrar no biquíni”. Mas já faz algum tempo que a maioria notou a pouca importância que os padrões estéticos têm. O importante é se sentir bem, seja lá em que proporções cada um preferir ser. Porém, buscar por uma alimentação mais saudável para melhorar a qualidade de vida, sim, seria interessante estar no topo daquelas “listas” de prioridades no ano de cada um. 
Entre os primeiros passos para começar 2018 com mais saúde, a nutricionista *Joyce Moraes, professora e coordenadora do núcleo de pós-graduação em nutrição do Instituto de Desenvolvimento Educacional (IDE), orienta que o ideal é começar aos poucos, pois a questão é uma reeducação que será pra toda vida. “Comece ingerindo de dois a três litros de água por dia, comendo frutas e vegetais três vezes ao dia. É interessante também reduzir ou eliminar de vez o açúcar, doces e frituras. Importante também lembrar que tudo leva tempo e que o acúmulo de peso em anos não irá sumir em dias”.
Agora no verão, uma dica é sempre beber água gelada. Isso porque a temperatura mais baixa do líquido promove uma hidratação mais eficiente, pois a bebida passa direto pelo estômago. “Água de coco também é uma ótima pedida, assim como frutas geladas, já que hidratam bem e apresentam baixa calorias. Dentre as frutas, prefira aquelas que tem maior teor de líquido, como abacaxi, melancia e melão”, comenta a professora de nutrição do IDE.
Nessa época do ano, muitos correm para as academias e recorrem às “dietas da moda”. Mas o interessante é ter uma alimentação saudável, não pensar apenas na estética a curto prazo, mas numa melhor qualidade alimentar e de vida, que deve ser constante ao longo das estações. “Dietas da moda promovem perda de peso rápido porque são campeãs em reduzir massa muscular. Quando se reduz massa muscular, seu metabolismo diminui, o que acaba promovendo aquele ganho de peso depois, além de provocar flacidez”, explica Joyce.
Segundo a especialista, a perda brusca de massa muscular pode ainda “bagunçar” os hormônios, o que trará, a longo prazo, uma dificuldade maior de perder peso ao longo dos anos e acaba provocando o assustador efeito sanfona. “Logo, não será em uma semana que vamos corrigir os erros de uma alimentação errada de anos e décadas, não é? O corpo do verão não é esculpido no verão ou uma semana antes de ir à praia. O cuidado com a saúde é um investimento que deve ser feito o ano inteiro”, completa.

Dicas para começar o ano mais saudável:
ü  Ingerir de dois a três litros de água por dia
ü  Beber água gelada no verão, pois promove uma hidratação mais rápida
ü  Hidratar-se bem também com água de coco e sucos de frutas que tem maior teor de líquido, como abacaxi, melancia e melão
ü  Comer frutas e vegetais três vezes ao dia
ü  Reduzir ou eliminar de vez o açúcar, doces e frituras
ü  Não aderir às “dietas da moda”

*Joyce Moraes é coordenadora do núcleo de pós-graduação em nutrição do Instituto de Desenvolvimento Educacional (IDE)/Faculdade Redentor. É graduada em nutrição pela UERJ, pós-graduada em nutrição clínica funcional pelo CVPE-SP e mestre em saúde da criança e do adolescente pela UFPE.  
Compart.

Moda e Beleza : Sílvio Romero

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia