Centro de Rendeiras da Prainha será inaugurado pelo Governo do Ceará



O governador Camilo Santana e a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, inauguram na próxima quinta-feira (21), às 18 horas, o Centro de Rendeiras Luíza Távora, na Prainha, em Aquiraz. O investimento do Governo do Estado, através da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), na construção do equipamento, que possui 38 boxes, é de R$ 1.680.000,00.


Na inauguração será realizado um desfile com roupas produzidas pelas rendeiras do Centro. Elas trabalham tradicionalmente com a renda de bilro, mas os cearenses e turistas também vão encontrar produtos com renda filé, bordado à mão, bordado ponto cruz e labirinto.”O Centro de Rendeiras da Prainha estará em pleno funcionamento na inauguração. Convido cearenses e turistas para que participem desse momento tão importante para os nossos artesãos e aproveitem a oportunidade para adquirir o legítimo artesanato cearense”, disse a primeira-dama Onélia.

O processo de implementação do Centro de Rendeiras recebeu assessoria do Governo do Ceará, por meio da Central de Artesanato do Ceará (Ceart) tanto para revisão de regimento e regulamento como para melhoria da qualidade da produção artesanal com foco no Selo Ceart (Certificação da Autenticidade dos Produtos Artesanais e de Reconhecimento das Obras de Arte Popular Cearenses). O projeto do Centro de Rendeiras da Prainha é dos arquitetos Antenor Coelho e Rafaele Cavalcante. Em parceria com a Prefeitura de Aquiraz, o Centro das Rendeiras também vai dispor de balcão de informações turísticas.
Capacitação

Produtos de renda de bilro fazem parte da nova coleção, lançada em novembro pela Ceart, que está disponível para venda no Centro de Rendeiras, a partir da inauguração, e na loja matriz, na Praça Luíza Távora, em Fortaleza. Eles são fruto de capacitação realizada pelo Governo do Ceará, por meio da Ceart, com as rendeiras que comercializarão no Centro de Rendeiras da Prainha.

A capacitação tem o objetivo de diversificar os produtos vendidos pelas rendeiras. A coleção Laços do Mar homenageia o litoral cearense. O intuito é fomentar as vendas do novo centro e das lojas Ceart. A coleção engloba produtos de renda de bilro como jogo americano, guardanapo, sousplat, caminho de mesa e almofada.
Compartilhe on Google Plus

Escrito por Mario Pinho

0 comentários:

Postar um comentário

Adicione seu comentário sobre a notícia