Navegação

Escola de Artes de João Pessoa realiza sonho de ser artista


                                  Alunos da Escola de Artes de João Pessoa  (Foto: Gilberto Firmino)

Cerca de oitenta crianças e adolescentes estudam arte do teatro na Escola Municipal de Artes-Casa das Artes, vinculada à Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).
A unidade funciona no prédio da Estação das Artes, anexo à Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano na capital paraibana. Além do teatro, os alunos aprendem música e artes visuais. Ao todo, oito profissionais se engajam para transformar a história dessas crianças que, muitas vezes, vivem em situação de vulnerabilidade social.

As aulas acontecem todas as terças e quintas-feiras, no período da tarde. “Além da possibilidade de se tornarem artistas no futuro,  os cursos as transformam em cidadãs de bem.  Nossa intenção é contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos alunos, envolvendo-os em um ambiente educativo e artístico”, afirmou Amélia Nóbrega, coordenadora da Escola Municipal de Artes.

No último sábado (19), foi comemorado o dia do artista de teatro em todo Brasil. Esses profissionais que traduzem a arte de representar, provocando nos espectadores os mais diversos sentimentos. “O teatro, além de ser uma manifestação artística é, acima de tudo, uma importante ferramenta de educação. Ele trabalha o corpo e a mente dessas crianças. Elas desenvolvem aqui habilidades que vão ser usadas para toda a vida, como cooperação, disciplina, respeito com a opinião alheia e uma série de questões cognitivas”, ressaltou a atriz e professora de teatro, Fabíola Morais.

Além dos espaços utilizados na Estação das Artes, os estudantes também participam de atividades lúdicas em diversos pontos da cidade. “Os alunos estão em constante movimento. Geralmente, a gente visita pontos históricos e turísticos da nossa Capital, além de assistir a peças de teatro fora da Casa das Artes. Isso é muito importante para eles, porque faz a troca de ideias e amplia a visão deles para a cultura”, afirmou Ingrid Trigueiro, atriz e coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Artes.

Transporte – Além das aulas de teatro, música e artes visuais, a Prefeitura PMJP disponibiliza também o transporte dessas crianças e adolescentes. O projeto tem dois ônibus para pegá-los e deixá-los nas suas unidades escolares. Com isso, há uma economia nas despesas de transporte, o que possibilita a inclusão dos discentes na Casa das Artes.

Inscrições – Semestralmente, a Escola Municipal de Artes abre inscrições para alunos que tenham interesse em canto coral, teatro e artes visuais. Além disto, a unidade conta agora com 30% das vagas para o público em geral.

Quem desejar participar do projeto deve entrar em contato com a Diretoria de Gestão Curricular (DGC), ligada à Secretaria Municipal de Educação, e agendar uma visita dos integrantes da Escola Municipal de Artes. O telefone de contato é 83- 3218-9280 (das 8h às 14h).

Compart.

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia