Navegação

Ações de promoção e qualificação do MTur são apresentadas a gestores municipais de turismo

Reunião da ANSEDITUR, em Salvador, contou a participação da Secretária Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo da Pasta, Teté Bezerra


A secretária Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, Teté Bezerra, participou, do encontro da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais do Turismo (ANSEDITUR). Cada edição do evento é realizada em uma cidade brasileira e reúne os representantes do turismo daquela região. Sediada em Salvador (BA), esta edição reuniu as autoridades do turismo dos municípios baianos.

Segundo o presidente nacional da associação, Cristiano Rodrigues, a presença da secretária teve como objetivo aproximar o ministério dos gestores municipais de Turismo. “Essa interlocução deve ser permanente para que, juntos, possamos fortalecer a gestão do turismo e buscarmos soluções para os problemas da atividade”, destacou.

Durante sua fala, a secretária Teté Bezerra falou do Brasil + Turismo, conjunto de medidas propostas pelo MTur para impulsionar o turismo brasileiro. Ela citou o exemplo da cessão das áreas de interesse turístico do Patrimônio da União para o MTur onde serão explorados novos serviços e atrativos. “Muitas cidades aqui representadas serão beneficiadas, pois a intenção é a implantação de equipamentos turísticos em orlas marítimas e margens de rios federais com potencial turístico”, explicou.

A secretária também enfatizou a promoção dos destinos com campanhas regionais feitas pela Pasta voltadas para o Nordeste, Norte e Sul do Brasil, que deverá ser lançada na próxima semana. Segundo o estudo Sondagem do Consumidor - Intenção de Viagem, do MTur, cerca de 76% dos brasileiros que pretendem viajar até janeiro de 2018 farão viagens domésticas.

Teté Bezerra apresentou, ainda, as iniciativas de qualificação do Ministério do Turismo. Atualmente, 15,9 mil pessoas já se inscreveram no Brasil Braços Abertos, programa online e gratuito para quem deseja conhecer mais sobre o turismo brasileiro. Os interessados poderão se cadastrar até o dia 30 de setembro nesse link. As vídeo-aulas podem ser acessadas até pelo celular.

Também estão abertas as inscrições para o MedioTec, uma iniciativa em parceria com o MEC para qualificar jovens para entrarem no mercado de trabalho. Serão ofertadas 10 mil vagas para capacitação presencial e à distância em cursos técnicos de nível médio. As aulas começam a ser ministradas ainda neste semestre.

A prefeitura de Itacaré (BA), na Costa do Cacau, até lançou uma campanha batizada de “Itacaré vai receber você de braços abertos” para incentivar a qualificação dos profissionais que atuam na linha de frente do Turismo. “O que os municípios mais precisam é qualificar os serviços prestados ao turista”, ressaltou Júlio Oliveira, gestou local do turismo de Itacaré.

Por Geraldo Gurgel
Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia