Santa Catarina lidera ranking de hospedagem no Brasil



De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Santa Catarina tem a maior capacidade de hospedagem do país, se considerada sua população. Isso significa que o Estado apresenta o maior número de leitos e unidades habitacionais (suítes, quartos, chalés) por 100 mil habitantes do Brasil. O objetivo do levantamento, em convênio com o Ministério do Turismo, é obter um diagnóstico dos principais aspectos da rede hoteleira nacional. No Estado, são 819 unidades habitacionais e 2.125 leitos por 100 mil habitantes.

Para o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Blumenau e Região (SIHORBS), Emil Chartouni Neto, a diversidade de produtos e destinos turísticos à disposição dos turistas é o principal motivo para o estado liderar esse ranking, como a Oktoberfest, que movimenta anualmente os seus associados. “Da Serra ao Litoral, oferecemos muitas opções. Nós temos, por exemplo, turismo rural, turismo de aventura, as nossas festas de outubro, turismo de Inverno. Nosso Estado é privilegiado. Nas quatro estações do ano temos opções excelentes aos turistas que querem conhecer Santa Catarina”, destaca.

A presidente do Colegiado de Turismo e representante da Costa Verde & Mar, Susan Correa, acredita que este é o resultado de muito trabalho e dedicação de profissionais que sempre apostaram no potencial turístico do Estado, inclusive seguindo tendências. “É importante relembrar que esta expansão iniciou na década de 60 com a ascensão do turismo em Santa Catarina. Nesta época surgiram os primeiros hotéis com mais de 100 leitos e estes passaram a expandir os atrativos internos para atraírem ainda mais visitantes. Em função disso a nossa rede hoteleira passou a ser tão consolidada. Mais atualmente, falando da diversidade de hospedagem, há pousadas, hostel e mais recentemente o Airbnb que acabaram se somando a todos os equipamentos hoteleiros e agregando ainda mais atrativos e serviços de interesse turístico”, frisa.

Essa variedade de atrações e as possibilidade de visitar Santa Catarina durante todo o ano faz com que o trade turístico se especialize para oferecer ao turista uma experiência completa, com atrativos de encher os olhos e atendimento primando a excelência. “Por ter consciência de todo o potencial turístico do nosso Estado, levamos o turismo muito a sério. Investimos sempre em uma estrutura cada vez melhor e diferenciada e em treinamento de toda a equipe porque entendemos que esses são fatores importantes na hora de escolher um destino e, principalmente, retornar a ele. Esse sentimento e esforço, compartilhados entre todos os envolvidos com o setor em Santa Catarina, trazem resultados como o revelado na pesquisa”, exalta a gerente geral do Fazzenda Park Hotel, Cássia Treuk.
Compartilhe on Google Plus

Escrito por Mario Pinho

0 comentários:

Postar um comentário

Adicione seu comentário sobre a notícia