Navegação

É verão em Virgínia Beach!

 Praia de Sundbridge em Virgínia Beach  (Foto: VisitVirginiaBeach)


Texto por - Rogério Almeida
Fotos - Yluska Questão e VisitVirginiaBeach.com


Tanto quanto no Brasil ou no resto do mundo, o verão é sinônimo de calor e a praia é sempre uma referência. Partindo de Washington, DC, o destino escolhido foi Virginia Beach. A cidade fica pouco mais de 3 horas da capital dos Estados Unidos. São 335 km ou 208 milhas, na maior parte usando as estradas federais como a I-95.

Nosso rumo era o Hyatt House Virgínia Beach Oceanfront que fica à beira mar de Virginia Beach. Ao nos aproximarmos da praia avistamos de longe a estátua gigante de Netuno, o deus dos mares, como se estivesse dando as boas-vindas.

Uma multidão lota a praia, mas tudo muito organizado. Existe a área da prática dos esportes, a das barracas que servem desde hot-dogs aos sucos e o que me chamou a atenção era que em plena praia estava instalado um ATM onde você podia sacar dinheiro.

Ao entrar na água uma pequena decepção, o Oceano Atlântico demora mais tempo para esquentar e a água estava muito fria. A saída foi ir para a piscina aquecida do hotel, isto em pleno verão!
Em seguida fomos para o First Landing Park, que fica na Baía de Chesapeake com nove trilhas e mais de 20 milhas no total e uma área para picnic. Lagos, pântanos e passeios de bicicletas são as atrações do parque. No final da tarde uma bela vista do pôr do sol se descortina sobre a Baía de Chesapeake.

À noite a dica é participar do Taste Virginia Tours (Tastetvirginia.com) um roteiro que busca o visitante no hotel e leva para conhecer as fábricas de cervejas artesanais e termina com um jantar em restaurantes como o Rockefeller´s, famoso pelas ostras. (Rockefellers.com). Desde 1989, o Rockefeller´s é um dos restaurantes mais conhecidos de Virginia Beach.

Depois do jantar a dica é conferir em plena praia o Beach Street USA, um festival gratuito que reúne mágicos, músicos, artistas fantasiados e malabaristas.

Dia seguinte a sugestão é praticar paddles ou caiaques junto aos golfinhos na baía de Chesapeake. Fundado em 1996 a Chesapean Kayak Tours organiza estes passeios.  Depois de entrar no caiaque à beira da praia em poucos minutos já aparecem os golfinhos que insistem em passear ao redor. Uma experiência incrível.
Depois dos golfinhos nada como o banho de mar na praia de Sandbrige. São oito quilômetros de paias com dunas e também onde se pode observar as orcas.


Virginia Beach faz parte da região conhecida como Coastal Virgina que inclui mais outras dez cidades e é uma cidade independente do estado americano da Virgínia.


A cidade fica às margens da baía de Chesapeake e do Oceano Atlântico daí ser uma dos lugares de veraneio mais procurados desta região dos Estados Unidos.

Além do Beach Street USA, no verão em Virgínia Beach são realizados o Campeonato de Surf da Costa Leste e o de Futebol Americano de praia. Existem diversas áreas de proteção ambienta, três bases militares, duas universidades, e áreas históricas.

No Cabo Henry, onde o Oceano Atlântico se encontra com a baia de Chesapeake, é o local onde pela primeira vez os ingleses chegaram no território dos Estados Unidos, em 26 de abril de 1607.

A cidade está no Guinness Book com a maior praia de lazer do mundo, e com a Chesapeake Bay Bridge-Tunel, um complexo de pontes e tuneis que atravessa a baia de Cheasapeake.

Outro local de destaque é o Virginia Aquarium & Marine Science Center, com mais de 80 mil galões de água e uma diversidade de mais de 350 espécies de animais marinhos, que inclui tartarugas, tubarões e crocodilos da Malásia. O visitante também pode assistir a filmes em 3-D no Teatro da National Geographic que possui a maior tela do Estado da Virgínia.

Se alguém desejar se aprofundar nas coisas do mar, recomendo o Virginia Beach Surf & Rescue Museum (Rua 24 com a Bordwalk). Construído em 1903 se pode ver navios e barcos que foram resgatados, e conferir como era a praia no século passado. (VBSurfRescueMuseum.org).

Um passeio em Virginia Beach não pode terminar sem uma visita ao Military Aviation Museum (www.militaryaviationmuseum.org).

Turistas de todas as partes do mundo vem conferir aviões que fizeram parte da história da aviação militar.

O Museu apresenta os primeiros 50 anos da aviação militar, desde os irmãos Wright até a época atual.

Uma pena que o Museu não apresenta nada sobre o Santos Dumont e o 14 Bis, embora apresenta a réplica dos irmãos Wright. Em conversa com um dos gerentes ele confirmou que o museu continuar comprando aviões e quem sabe possa ter no futuro uma réplica de um dos protótipos de Santos Dumont.

No local existe um imenso hangar e um pátio comais de 60 aviões militares dos Estados Unidos, Grã Bretanha, Canada, Rússia e Alemanha. Spitfires e os aviões usados pelos soldados de Hitler estão expostos e ainda conseguem voar. Uma Torre de Controle da época da Segunda Guerra foi transplantada diretamente da Inglaterra para o local. A torra estava localizada em North Lincolnshire.

Um hangar da Luftwalle alemã que era usada como escola de treinamento na época nazista e construída em 1934 na cidade de Cottbus, Alemanha também foi trazida para cá.
No dia de nossa visita o Museu estava completando 50 anos e um evento especial foi realizando, com demonstrações aéreas dos principais aviões e muita música militar.



A despedida da praia foi com banho de mar. Embora a agua estivesse fria, a dica foi mesmo se molhar rapidamente e aos poucos o corpo se adapta e não quer mais sair.

Em Virgínia Beach como em nossos praias no Brasil o verão é de se apreciar o mar e seus frutos e principalmente os pequenos segredos que somente os dias ensolarados proporcionam.


Dica do autor:  Para quem deseja aproveitar Virginia Beach com a família, recomento alugar casas por temporada à beira da praia de Sandbridge.  Lisa Roland, da Sandbrige Realty nos informou que existem alugueis para diversos tipos de casas e de bolsos. Desde um final de semana ou meses inteiros. Maiores informações: www.sandbridgerealty.com

O que ver:  Virginia Beach Oceanfront: Um imenso calçadão e o mar adiante onde tudo acontece no verão como o Beach Street USA, show gratuito para todas as tribos.

Military Aviation Museum - Museu com aviões desde a época da I Guerra Mundial. Réplicas do primeiro protótipo dos irmãos Wright podem ser vistas.

Onde ficar: O ideal é num dos hotéis em que os apartamentos ficam todos de frente para o mar como o Hyatt House Virginia Beach Oceanfront (hyatthousevirginiabeachoceanfront.com).

Onde comer: O forte de Virginia Beach são os frutos do mar. Famosos pelas ostras, está o Rockefeller´s (308 Mediterranean Av. www.rockefellers.com)

Para um jantar gourmet recomendo o Taste Virginia Tours onde você pode apreciar um tour pelas cervejarias artesanais e jantar num restaurante top da cidade. (www.Tastetvirginia.com)

O que fazer: Paddle ou caiaque com os golfinhos e organizado pela Chesapean Kayak Tours (Fone: (757) 961-0447)


Maiores informações: Virginia Beach Convention & Visitors Bureau, Virginia Beach Life the Live e Capital Region USA. Ou pelo site: www.VisitVirginiaBeach.com 
Compart.

Por Jefferson Victor

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia