Navegação

Ministro da Saúde quer proibir refil de refrigerante para reduzir consumo de sódio

Foto: Divulgação
Foi anunciado nesta terça-feira (13) pelo Ministro da Saúde, Ricardo Barros, o novo plano de proibir a venda de refil para refrigerantes em redes fast food do país. 

O anúncio foi feito durante um acordo com as indústrias de alimentos para reduzir a quantidade de sódio e açúcar nos produtos. Segundo ele, este modelo de venda aumenta em 30% o consumo de refrigerantes. Uma lata de 350ml do líquido tem, em média, 25mg de sódio. As versões light e diet costumam conter quantidades ainda maiores. 

De acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares divulgada pelo ministério, o brasileiro consome 2,4 vezes mais sódio que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde, que é 5g por dia. A meta do governo federal é retirar um total de 28,5 mil toneladas da substância dos alimentos industrializados até 2020. Por enquanto, o foco é reduzir o sódio em pães, bisnaguinhas e massas instantâneas. 

Para reduzir o consumo, Barros apontou outras medidas consideradas inéditas no Brasil. Entre elas, a inclusão de dosadores em sachês de sal, com indicação das porções recomendadas para certos alimentos, e até a futura retirada dos saleiros das mesas de restaurantes e lanchonetes do país. 

 No entanto, o ministro não apresentou prazos para a aplicação efetiva das medidas. Segundo ele, as propostas ainda estão sendo avaliadas pela pasta.
Compart.

Por Jefferson Victor

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia