Navegação

Mercado prever inflação e alta no PIB em 2017

Imagem: divulgação

Após a divulgação de que a economia brasileira cresceu 1% no primeiro trimestre, o mercado financeiro melhorou a previsão para a alta do PIB em 2017, para 0,5%, de acordo com o boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (5) pelo Banco Central. 

O mercado também voltou a reduzir a previsão para a inflação em 2017, de 3,95% para 3,90%. As projeções dos analistas de bancos foram coletadas na semana passada. No boletim anterior, produzido com base em estimativas coletadas na semana retrasada, o mercado havia reduzido a previsão para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2017, de 0,50% para 0,49%, e elevado a previsão para a inflação neste ano, 3,92% para 3,95%. A piora nas previsões foi reflexo do agravamento da crise política provocado pelas delações de executivos da JBS. 

Se por um lado o novo boletim Focus, divulgado nesta segunda, reflete o resultado do PIB no primeiro trimestre, por outro é preciso considerar que o documento foi produzido antes da prisão do ex-deputado Rodrigo Roucha Loures, que ocorreu no sábado (3) e voltou a agravar a crise política que atinge o governo do presidente Michel Temer. 

Para o fechamento de 2018, o mercado manteve a previsão de inflação em 4,40%, mas reduziu a estimativa de crescimento do PIB de 2,48% para 2,40%. Juros Pela oitava semana seguida, os analistas de mercado ouvidos pelo BC mantiveram a previsão de que a taxa básica de juros, a Selic, chegará no final do ano em 8,5%. 

Compart.

Por Jefferson Victor

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia