Navegação

Missa de acolhida ao novo arcebispo da Paraíba

                                                         Foto: Divulgação
                       
Com as presenças dos arcebispos eméritos Dom José Maria Pires e Dom Aldo de Cillo Pagotto, tomou posse oficialmente na manhã de sábado (20), o novo arcebispo metropolitano da Paraíba, Dom Manoel Delson. A solenidade aconteceu na Catedral de Nossa Senhora das Neves no centro de João Pessoa. 

Dom Delson recebeu o báculo pastoral, que representa o trabalho de pastoreio que assume dos dois bispos eméritos. Antes foi lido o decreto da chamada 
posse canônica e assinado pelo notário apostólico Marcelo Rosetti.

Uma visita aguardada mas que não pode comparer, segundo a Nunciatura Apostólica, devido aos acontecimentos políticos desta semana em Brasília foi 
o Núncio  Dom Giovanni D´Aniello, que enviou uma carta que foi lida na 
ocasião e informando que virá a Paraíba na solenidade de Nossa Senhora das Neves, no dia 5 de agosto.

Na posse de Dom Delson foi anunciada a nomeação do padre André Vital Félix da Silva, da Arquidiocese da Paraíba, para bispo da Diocese de Limoeiro do Norte, no Ceará.

À tarde houve missa no Ginásio de Esportes "O Ronaldão", no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa, e presidida pelo novo arcebispo.  

Novo Arcebispo

Dom Frei Delson Manoel Pedreira da Cruz foi anunciado novo arcebispo da Paraíba, que representa a Região Metropolitana de João Pessoa, no dia 8 de março passado. Desde a renúncia de Dom Aldo di Cillo Pagotto em carta em julho de 2016. Desde então a Arquidiocese da Paraíba estava sendo comandada pelo bispo Dom Genival Saraiva de França.

Dom Delson é natural da cidade de Biritinga, na Bahia, e nasceu no dia 10 de julho de 1954. É da congregação dos frades capuchinhos. Estudou Filosofia e o início da Teologia no Seminário São Francisco de Assis em Nova Veneza (SP) e concluiu os estudos teológicos no Instituto de Teologia da Universidade Católica de Salvador (BA). 

É mestre em Ciência da Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma e graduado em Letras pela Universidade Católica de Salvador.

Foi ordenado sacerdote no dia 5 de julho de 1980 na Arquidiocese de Feira de Santana (BA) e na mesma arquidiocese, em 24 de setembro de 2006, recebeu sua ordenação episcopal. Foi acolhido na diocese de Caicó no dia 8 de outubro daquele ano e permaneceu até agosto de 2012, quando foi nomeado bispo de Campina Grande.

O lema de Dom Delson é "Ide aos meus irmãos", inspirado no Evangelho de João 20.17. 

“Venho até os meus irmãos da Arquidiocese da Paraíba para me colocar como um irmão. Terei como modelo Nosso Senhor Jesus Cristo, que veio para servir e não para ser servido. Serei vosso irmão! Um irmão que tem a missão de pastorear como Pai e orientar, segundo as indicações da Igreja. Um irmão que quer caminhar junto, ao lado de todos”, afirmou o novo arcebispo.




Compart.

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia