Navegação

Expotour Católica será realizada em Natal de 28 a 30 de abril

x
                                                 Santa Eulália (Foto: Divulgação)


A Expotour Católica, a  maior e única exposição de turismo religioso itinerante do nordeste, será realizada na Praça Cívica de Natal, de 28 a 30 de abril .  

Durante os três dias haverá  exposição de fotografias de turismo religioso ,  telas de artistas plásticos, artesanato, escultores, pontos turísticos das cidades do Nordeste e Estados do país, bem como passeios turístico-religiosos , apresentações artísticas e musicais.

O evento é uma realização da Prodevtur, com apoio do Sebrae-RN, Fundação CTI-NE, Natal Convention, Marenosso e Emprotur e tem como patrocinadores, Setur- Natal, Senac, Fecomércio- RN .

Para o coordenador geral da Expotour Católica, Manoel Sidnesio, o Turismo religioso vem crescendo no país, de uma maneira  extraordinária.

 "Quando calculamos que o Santuário Nacional em Aparecida/SP, reúne um pouco mais de 12 milhões de pessoas, Juazeiro do Norte/CE 2,5 milhões de pessoas, Canindé 2,5 milhões de pessoas, Nova Trento/SC, 850 mil pessoas, Círio de Nazaré em Belém/PA, ultrapassou um pouco mais de 2 milhões de pessoas no ano de 2016, apenas no período das festividades, o Santuário Nossa Senhora da Penha/ES, leva 2,5 milhões de pessoas, o Santuário do Divino Pai Eterno em Trindade/GO, 4 milhões de pessoas, isto demonstra o potencial do turismo religioso no Brasil",ressaltou Sidnésio. 

Dados do Ministério do Turismo aponta  17,7 milhões de pessoas praticam o turismo religioso em todo o país visitando cerca de  340 municípios.

      Manoel Sidnésio, secretária de turismo de Natal, Christiane Alecrim e vereador Felipe Alves

 Já estão confirmadas as presenças na abertura da Expotour Católica, no dia 28 de abril, às 17h30, da secretária de turismo de Natal, Christiane Alecrim e do vereador Felipe Alves, presidente da Comissão de Turismo da Câmara Municipal de Natal. (FOTO)

Segundo Manoel Sidnesio, há sete anos o Estado do Rio Grande do Norte foi contemplado com a Maior Imagem Católica do Mundo com 56 metros de altura, que atrai  350 mil pessoas anualmente, números estes que ele acredita ser bem maior, sem falar nos demais destinos como Florânia, Santuário Nossa Senhora das Graças, Carnaúba dos Dantas, com o Monte do Galo, Patú, com o Santuário Nossa Senhora dos Impossíveis ,e São Gonçalo do Amarante.

Em outubro uma grande romaria acontecerá em Canguaretama, referente aos Protomártires do Brasil, na celebração em homenagem à  Canonização destes 30 mártires potiguares que foram martirizados em 1645, no período das invasões holandesas.

Segundo ainda Sidnesio durante a realização da Expotour Católica haverá a presença de livrarias, editoras católicas e a realização de workshops voltado para o segmento turismo religioso.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL
28/04
17:30HS – Solenidade de Abertura
18:00 – Abertura ao Público

WORKSHOPS

28/04
18:30hs – Turismo Religioso e seus desafios
Palestrante: Amadeu Castanho – Jornalista Especializado no Turismo Religioso e Diretor da Revista Eletrônica Viagens de Fé
19:20hs – Igreja Católica e suas práticas Culturais
Espaço: Professora Maria Lúcia - UFRN
20:00hs – Turismo Religioso e Sustentabilidade –
Palestrante: Otto Walter Schmiedt,Engenheiro Agrônomo,Consultor em Agronegócios e Turismo, Luterano,foi cantor sacro e de opera e líder na Igreja Luterana, trabalhou com o projeto Religioso de Nova Trento e região com apoio a feiras, missões, peregrinações e desenvolvimento do destino e ano passado no Espirito Santo com os destinos de Vila Velha e Anchieta valorizando o Convento da Penha e Santuário Nacional de Anchieta com o desenvolvimento de novas propostas turísticas.
20:45 – O Espaço Sagrado para o desenvolvimento do Turismo Religioso – Palestrante: Rev. Rodson Ricardo, Doutor em Ciências das Religiões e Coordenador do curso Ciências das Religiões na UERN.
21:30hs– Encerramento do Workshop


29/04
18:30hs – A importância do Guia de Turismo no Turismo Religioso –
Palestrante: Irma Karla, Presidente da Federação Nacional de Guias de Turismo – FENAGTUR
19:20hs– Religião e Cultura Mulçumana –
Palestrante: Muhamad Taufik, Presidente da Associação Mulçumana em Natal/RN
20:10hs – Case de Sucesso – Santuário de Santa Paulina em Nova Trento/SC–
Palestrante: Eluisio Voltoline – Coordenador do GT do Turismo Religioso do Estado de Santa Catarina
21:00hs – Encerramento

PROGRAMAÇÃO CULTURAL
28/04 – Sexta-feira
19:00 – Mistura de ritmo – Touros
20:00 – Apresentação da Equipe de Primeiros Socorros
21:00 – Banda Kenosis

29/04
19:00 – Banda Municipal de São Gonçalo do Amarante
20:00 – Manoel Neto
21:00 – Santo Samba

30/04
19:00 – Banda Misericórdia e Ressurreição.
20:00 – Banda Leão de Judá




Compart.

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia