Navegação

Cuba bateu recorde de turistas em 2016


       O Capitólio em Havana, Cuba  (Foto: Divulgação)


O Ministério do Turismo de Cuba informou que o país bateu o recorde de 4 milhões de turistas em 2016, um avanço de 13% em relação ao ano anterior.

Este aumento se deve a reaproximação da ilha com os Estados Unidos e a Europa.

Os americanos foram, durante o primeiro semestre de 2016, o terceiro grupo mais numeroso por país a visitar a ilha, superados somente por canadenses e cubanos radicados no exterior. 

Embora para os moradores dos Estados Unidos ainda esteja em vigor a proibição de turismo em Cuba, o então presidente Barack Obama, flexibilizou as restrições de viagens à ilha com fins educacionais, culturais, esportivos e religiosos.

As estatísticas mostram que um total de 136.913 americanos chegaram a Cuba entre janeiro e julho de 2016. Um total de 79,7% a mais do que no primeiro semestre de 2015, de acordo com o Departamento Nacional de Estatísticas. 

Além dos Estados Unidos outros países que enviaram turistas para Cuba foram a Alemanha, França, Itália, Grã-Bretanha e Espanha.

Além dos voos regulares entre Cuba e Estados Unidos e a reativação dos cruzeiros marítimos podem aumentar ainda mais o fluxo dos turistas para a ilha neste ano de 2017, isso se não houver mudanças na política exterior do atual presidente Donald Trump.

O turismo, com US$ 2,8 bilhões, é a segunda fonte de receitas de Cuba, depois da venda de serviços profissionais, especialmente médicos.

Após meio século de ruptura e confronto político, Cuba e os Estados Unidos restabeleceram relações diplomáticas em julho de 2015, mas Washington mantém em vigor o embargo comercial imposto à ilha em 1962.

(Rogerio Almeida - email: rogerio.almeida@revistafacil.net
Compart.

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia