Navegação

Águas da Transposição já enchem o Acude de Poções na Paraíba

      Açude de Poções em Monteiro (Paraíba ) Foto: Divulgação

Em menos de 48 horas após a solenidade de abertura das comportas que possibilitaram a chegada das águas do Rio São Francisco ao Rio Paraíba, o Açude de Poções começou a renascer neste domingo (12). 

O manancial de Poções, localizado no município de Monteiro, na Região do Cariri paraibano, a 310 quilômetros de João Pessoa, é o primeiro açude a receber as águas da Transposição na Paraíba.

De acordo com dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), antes da chegada das águas, o Açude de Poções estava com apenas 251,4 mil metros cúbicos de armazenamento, o equivalente a 0,8% do total de 29,8 milhões de metros cúbicos da sua capacidade. 

Após deixar o Açude de Poções, a água seguirá para o Reservatório de Camalaú. Conforme a previsão dos engenheiros que atuam na obra, a água deve chegar ao Açude Epitácio Pessoa (Boqueirão), que abastece Campina Grande e mais 18 municípios da Região da Borborema, entre 30 e 45 dias.

A Transposição do Rio São Francisco vai levar água às torneiras de cerca de um milhão de paraibanos (33 mil só na cidade de Monteiro).
  (Rogério Almeida)
Compart.

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia