Águas da Transposição já enchem o Acude de Poções na Paraíba

      Açude de Poções em Monteiro (Paraíba ) Foto: Divulgação

Em menos de 48 horas após a solenidade de abertura das comportas que possibilitaram a chegada das águas do Rio São Francisco ao Rio Paraíba, o Açude de Poções começou a renascer neste domingo (12). 

O manancial de Poções, localizado no município de Monteiro, na Região do Cariri paraibano, a 310 quilômetros de João Pessoa, é o primeiro açude a receber as águas da Transposição na Paraíba.

De acordo com dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), antes da chegada das águas, o Açude de Poções estava com apenas 251,4 mil metros cúbicos de armazenamento, o equivalente a 0,8% do total de 29,8 milhões de metros cúbicos da sua capacidade. 

Após deixar o Açude de Poções, a água seguirá para o Reservatório de Camalaú. Conforme a previsão dos engenheiros que atuam na obra, a água deve chegar ao Açude Epitácio Pessoa (Boqueirão), que abastece Campina Grande e mais 18 municípios da Região da Borborema, entre 30 e 45 dias.

A Transposição do Rio São Francisco vai levar água às torneiras de cerca de um milhão de paraibanos (33 mil só na cidade de Monteiro).
  (Rogério Almeida)
Compartilhe on Google Plus

Postado por Rogerio Almeida

0 comentários:

Postar um comentário

Adicione seu comentário sobre a notícia