Navegação

Turismo entre Brasil e Portugal movimentou 547 milhões de euros em 2015



Mosteiro dos Jerônimos, atração imperdível em Lisboa 

Dados do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) revelam que o fluxo de capitais no setor do turismo entre o Brasil e Portugal atingiu aproximadamente 547 milhões de euros em 2015. Portugal foi o décimo maior emissor de turistas para o Brasil em 2015, representando 2,57% da procura total de estrangeiros no ano, com 162.305 visitantes, informa a agência portuguesa de notícias Lusa.

O Brasil foi o quinto país que mais enviou turistas para Portugal em 2015, com um total de 553.000 visitantes. O turismo é um dos principais componentes do comércio de serviços entre os dois países. Para continuar este crescimento, o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, estará presente na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que acontecerá entre 15 e 19 de março.

O Brasil é um mercado importante da procura externa para Portugal, tendo representado 3,3% do total das receitas do setor em 2015. No mesmo ano, foram contabilizadas cerca de 1,3 milhões de dormidas de brasileiros em estabelecimentos hoteleiros portugueses, ou 3,8% do total das dormidas em Portugal.

As regiões preferencialmente escolhidas pelos turistas brasileiros foram a Área Metropolitana de Lisboa (54,5%), o Norte (22,4%), o Centro (13,6%) e o Alentejo (4,3%). Os hotéis concentraram 88,9% das dormidas de turistas brasileiros, sobretudo hotéis de quatro e três estrelas, com, respectivamente, 42% e 25% do total.

Os dados parciais de 2016 mostram recuperação do número de hóspedes e de dormidas de brasileiros em Portugal. Segundo uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo sobre o turismo internacional recepcionado no Brasil em 2015, dentre os portugueses que vieram ao Brasil a lazer, o sol e a praia (64,6%) fram o principal motivador da viagem, seguido da cultura (18,7%), e do ecoturismo e aventura (14,3%).

Para esses turistas portugueses, o Rio de Janeiro (43,9), São Paulo (12,2%), Salvador (8,4%) e Fortaleza (6,7%) foram os destinos mais procurados. Outro dado relevante diz respeito ao grau de satisfação dos portugueses que visitam o Brasil: 76,5% avaliaram que a viagem superou ou atendeu plenamente as expectativas e 94,6% manifestaram o desejo de regressar ao país.

Desde 2008, a oferta de voos diretos a ligar os dois países aumentou oito por cento e a oferta de lugares subiu 22,56%. Atualmente, existem 69 voos semanais a ligar duas cidades portuguesas (Porto e Lisboa) a onze destinos brasileiros (São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Natal, Recife, Salvador, Porto Alegre e Belém). Em 2016, os investimentos do instituto brasileiro em promoção turística em Portugal somaram aproximadamente 1,5 milhão de euros.

por Edgony Bezerra
http://www.edgonyonline.com.br/
Fonte: Newsletter Portugal Digital
Foto : Divulgação
Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia