Navegação

ANAC aprova a primeira fábrica de aviões da Paraíba

x
                                   Aviões em Campina Grande (Foto: Codecom Campina Grande
        A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) emitiu Certificado de Organização de Manutenção (oficina homologada) em favor de Stratus Indústria Aeronáutica Ltda, cujas instalações estão localizadas no Distrito de São José da Mata, em Campina Grande. 
O documento atesta que a primeira indústria de aviões da Paraíba, tem cumprido os requisitos estabelecidos nos Regulamentos Brasileiros de Homologação Aeronáutica e Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil, todos relacionados com o estabelecimento de uma Organização de Manutenção Aeronáutica.
 
Com isso, a oficina da Stratus está autorizada a executar ações de manutenção preventiva e alteração de aeronaves nas categorias ou classes 1, 2 e 3. A Categoria Célula Classe 1 contempla  “a manutenção, manutenção preventiva e alteração de aeronaves fabricadas com material composto com peso máximo de decolagem aprovado até 12500 lbf (5670 kgf) no caso de aviões ou 6018 lbf (2730 kgf) no caso de helicópteros, conforme as Especificações Operativas de Organização de Manutenção”. 
 
Já a Categoria Célula Classe 3  destina-se a “manutenção, manutenção preventiva e alteração de aeronaves fabricadas em estrutura metálica, com peso máximo de decolagem aprovado até 12500 lbf (5670 kgf) no caso de aviões ou 6018 lbf (2730 kgf) no caso de helicópteros, conforme as Especificações Operativas de Organização de Manutenção”. 
 
Por fim, na Categoria Célula Classe 2, contempla-se a “manutenção, manutenção preventiva e alteração de acessórios elétricos, conforme as Especificações Operativas da Organização de Manutenção”. Ainda de acordo com a Anac, o certificado é válido até que seja devolvido por seu detentor, ou que seja suspenso ou cassado pela ANAC.


A Stratus Indústria Aeronáutica, fabricante de aviões, é a primeira do segmento a se instalar na Paraíba. A nova indústria também vai atrair novos investimentos para a cidade, havendo tendência, então, é de que seja instalado um verdadeiro parque aeronáutico no Estado.

O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues se empenhou, pessoalmente, para viabilizar a instalação deste empreendimento. Romero Rodrigues compreende que a instalação de uma fábrica de aviões, no distrito de Campina Grande, sempre representou um passo fundamental para o desenvolvimento para o município. A gestão é parceira do projeto e assegurou todos os incentivos fiscais e administrativos para a sua instalação.
Compart.

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia