Navegação

Secretária Nacional da Pessoa com Deficiência, Rosinha da Adefal, representa o Brasil em Genebra




A secretária Especial da Pessoa com Deficiência, Rosinha da Adefal, que representa o Brasil, durante o Fórum Social do Conselho de Direitos Humanos 2016, proferiu palestra nesta segunda-feira (3), durante o painel promovido pela International Disability Association, intitulado ``O Papel do Parlamento e do Governo na promoção da boa imagem da Pessoa com Deficiência ´´. O evento teve início hoje e estende-se até quarta-feira (5), em Genebra, Suiça.

Na oportunidade, Rosinha destacou que a imagem da Pessoa com Deficiência (PcD) vem mudando muito ao longo dos anos e que as mudanças são frutos dos esforços dos governos, da mídia, da sociedade civil e do acesso à educação. ``As Pessoas com Deficiência devem ser tratadas dentro dos princípios da igualdade, não como coitadas ou super heróis, mas, como pessoas que somos´´. Ela disse ainda que ``muito ainda precisa ser feito, mas o Brasil caminha na direção certa ´´.

O fórum é realizado no período em que a adoção da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD), completa dez anos. O primeiro dia do evento é dedicado à avaliação dos avanços resultantes da adoção da CDPD. No decorrer do fórum serão discutidos ainda, acessibilidade, não discriminação, inclusão e a entrada em vigor do Tratado de Marraquexe, para facilitar o acesso de pessoas cegas ou com outras deficiências visuais ao texto impresso.

Sirley Veloso
Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia