Navegação

5 destinos líderes em acessibilidade no Brasil





Rampas de acesso, elevadores em pontos turísticos, corredores mais largos e transporte público adaptado são algumas das características desses locais

Já pensou você sonhar em viajar para algum lugar, mas não poder ir porque o local não possui acessibilidade? Para reverter essa situação o Ministério do Turismo investiu R$ 75 milhões em obras que oferecem estruturas adaptadas para pessoas com deficiência. Uma cartilha também foi lançada com dicas para atender aos turistas nessa condição, e as cidades têm investido cada vez mais na infraestrutura dos locais mais visitados.

Escolha um destino com acessibilidade

O transporte é outro foco. Pensando na acessibilidade, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) exige que as empresas de ônibus contem com frotas que sejam adaptadas, com capacidade de transportar cadeira de rodas, muletas e cão-guia. O principal detalhe é que a empresa não pode cobrar mais caro por isso. Quer ajuda para escolher a próxima viagem? Estão veja os destinos turísticos que possuem boa acessibilidade, segundo o Guichê Virtual.

Foz do Iguaçu (PR)


Cataratas do Iguaçu possui rampas de acesso

O destino que faz fronteira com o Paraguai e a Argentina é uma das cidades mais preocupadas com questões de acessibilidade. O turista que for conhecer o local pode passear no Parque Nacional, por exemplo, sem preocupação, já que a parque possui acesso para cadeirantes em todas as passarelas, até na parte das Cataratas do Iguaçu que possui o maior fluxo de água, conhecida como Garganta do Diabo. A cidade também é pioneira em oferecer salto de paraquedas para pessoas com deficiência física.

Salvador (BA)


Pelourinho é um dos locais mais visitados da capital baiana

O Centro Histórico da cidade é um dos destinos favoritos dos turistas e possui uma rota de acessibilidade que permite acesso a ruas do Centro Antigo e ao Pelourinho. O percurso também conta com rampas, calçadas ampliadas e teve as ruas foram reformadas. O Museu de Arte Sacra tem elevadores e corredores ampliados para permitir melhor circulação de idosos e cadeirantes.

Uberlândia (MG)

Pinterest

Uberlândia já foi eleitas uma das cidades modelo em acessibilidade

A cidade mineira foi considerada pela ONU uma das 100 cidades modelo em acessibilidade, em 2010. E não é para menos! Em Uberlândia, os turistas podem encontrar mais de 500 rampas de acesso nas calçadas e toda a frota de transporte público é adaptada para pessoas com deficiência. Além disso, uma lei exige que todas as obras de uso público sejam vistoriadas pelo Núcleo de Acessibilidade.
Ótimo, não é?

São Paulo (SP)

A metrópole do país possui muitos avanços na área de acessibilidade. O Memorial da América Latina, por exemplo, é um prédio que, desde 2011, tem uma estrutura totalmente acessível. Para se localizarem e planejarem passeios, o turista pode conferir no Guia Turismo Acessível quais são mais 300 lugares adaptados na capital paulista.


A metrópole vem avançando e tornando diversos locais mais acessíveis

O popular Museu do Futebol é uma experiência que pode ser vivida por todos, já que conta com audioguias para cegos, totens em braile, maquetes táteis e imagens em relevo, piso tátil e acesso para cadeirantes durante todo o percurso.

Fortaleza (CE)

Curtir o Nordeste é o desejo de muitos turistas, e para aumentar a acessibilidade foi lançado em Fortaleza um projeto que disponibiliza esteiras e cadeiras anfíbias para idosos, pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.


Em Fortaleza, há esteiras e cadeiras anfíbias para idosos, pessoas com deficiência e mobilidade reduzida

Se quiser curtir o sol, saiba que há estrutura para vôlei e frescobol adaptados, piscinas, cadeiras e mesas cobertas com toldos, banheiro acessível e itens de segurança. Nas ruas é possível encontrar esteiras e até locais exclusivos para cadeirantes realizarem exercícios físicos.

Fonte:



Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia