Navegação

Dor no dente. Cuidado!


Foto: Divulgação

Tentou tomar sorvete e o dente doeu? 
Pode ser muito mais sério do que você imagina 

Especialista da área odontológica explica a três fases da periodontite e lista os sintomas. 
Fique atento! 

A doença periodontal, geralmente indolor, é traiçoeira, e você pode não saber que tem um problema, até que suas gengivas e osso de suporte estejam seriamente comprometidos. Afetando desde a gengiva, até o osso que envolve e suporta o seu dente, os três estágios da doença periodontal, que varia do menos ao mais grave, são gengivite, periodontite e periodontite avançada. A boa notícia, é que as doenças periodontais podem freqüentemente ser tratadas nos estágios iniciais com raspagem e alisamento radicular.
“Os primeiros estágios da gengivite, de modo geral, podem ser revertidos por meio da escovação e do uso de fio dental corretos. Uma boa saúde bucal ajudará a evitar que a placa se forme”, comenta a Dra. Cristina Gottlieb, dentista e diretora do The Dental SPA, no Rio de Janeiro.

Segundo a especialista, uma vez que a placa já está formada, uma limpeza profissional feita pelo dentista é a única forma de remover a placa que se formou e endureceu - o tártaro “O profissional fará a limpeza, ou raspagem, de seus dentes para remover o tártaro, acima e abaixo da linha da gengiva. Se o seu problema for muito sério, pode-se realizar um procedimento para aplainar a raiz nas partes mais profundas. Este procedimento ajuda a suavizar as irregularidades nas raízes dos dentes, dificultando o endurecimento da placa bacteriana”, explica.

De acordo com a Dra. Cristina, durante o exame clínico, o dentista examina as gengivas para verificação de problemas periodontais. Um instrumento chamado de sonda periodontal, é usado para medir delicadamente a profundidade dos espaços entre os dentes e gengivas “Embora genética, a predisposição pode ser contornada 100% com o uso correto da escova um fio dental, boa alimentação e hábitos saudáveis. Com consultas regulares ao dentista, o estágio inicial da doença pode ser tratado antes que se torne um problema muito mais sério. Mas se problema for mais grave, será necessário fazer um tratamento no consultório odontológico”, afirma.

Aqui, a Dra. Cristina lista os sintomas da Periodontite e seus estágios:

1. Gengiva que sangra facilmente durante a escovação ou o uso de fio dental - inicial;
2. Gengiva inchada, vermelha ou dolorida - inicial;
3. Gengiva retraída - inicial;
4. Mau hálito persistente ou gosto ruim na boca - intermediário;
5. Dente amolecido - intermediário;
6. Próteses parciais que se desajustaram - avançado;
7. Pus visível em torno dos dentes e gengiva - avançado;
8. Dores agudas ao mastigar os alimentos - avançado.

“Em caso de diagnóstico de doença periodontal, seu dentista pode realizar o tratamento ou pode encaminhá-lo para um periodontista, que é um dentista especializado no diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças periodontais. O tratamento geralmente depende do grau de progressão da doença e da resposta do seu corpo à terapia”, conclui a especialista. 
Compart.

Equipe Redação

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia