Navegação

Lavagem da Igreja de La Madeleine- A maior festa brasileira na França

Paris se prepara para o  maior evento cultural brasileiro (de rua) de toda a Europa. Durante cinco dias, de 31 de agosto a 04 de setembro, e já na 15ª edição serão realizadas diversas manifestações culturais culminando com a lavagem da escadaria da igreja de La Madeleine. 

O tema deste ano é  « A Paz entre os povos » e promete ser inovador porque a cena será dividida entre artistas brasileiros e franceses conhecidos do público.

 A previsão é de que mais de 30 mil pessoas assistam aos eventos e a Lavagem de La Madeleine é uma homenagem às baianas que anualmente lavam as escadarias da Igreja do  Senhor do Bonfim em Salvador.

A cerimônia se inicia quando um padre da Igreja de La Madeleine e um babalorixá – vindo diretamente de Salvador, proferem em conjunto, a missa de abertura: Rosário dos pretos. Em seguida se apresenta um coral composto de cantores brasileiros residentes na França e alguns franceses.


      Lavagem da escadaria da Igreja de La Madeleine  (Foto: Divulgação


A origem da lavagem de La Madeleine é baseada na do Senhor do Bonfim. Segundo os historiadores:
Tudo começou na Bahia, em 1773, na igreja do Senhor do Bonfim em Salvador, quando os integrantes da « irmandade dos devotos leigos » obrigaram os escravos a lavarem a Igreja como parte dos preparativos para a festa do Senhor do Bonfim. Posteriormente, para os adeptos do candomblé, a lavagem da igreja do Senhor do Bonfim passou a ser parte da cerimônia das Águas de Oxalá. A Arquidiocese de Salvador, então, proibiu a lavagem na parte interna do templo e transferiu o ritual para as escadarias e o adro”. 

Inicialmente a festa em Paris foi trazida pelo artista Roberto Chaves em 1998, com a Lavagem acontecendo em Montmartre nas imediações da Igreja de Sacre-Coeur.  
Em 2002, “Robertinho” obteve a permissão da igreja de La Madeleine para fazer a lavagem em sua escadaria. Foi quando fundou a Association Viva Madeleine junto com Adilson Rodriguez e Jean Alain Guieu. 
Pouco tempo depois, a Prefeitura de Paris, colocou o evento no calendário de verão da cidade e em 2011, a “Lavagem” foi reconhecida pela UNESCO, pelo seu valor cultural. 
A « Lavagem » reúne brasileiros residentes em toda a França e vem conquistando cada vez mais o público francês.
Todos os anos a Lavagem conta com o apoio de diversas entidades, incluindo as Galeries Lafayette Paris. No final acontece o grande desfile, que reúne cerca de 30 mil pessoas em torno de dezenas de grupos de batucada, ala das baianas e um trio elétrico com artistas famosos, animando a multidão.
Ao longo desses 15 anos já passaram pela Lavagem de La Madeleine, artistas brasileiros de renome como Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Preta Gil,  e Margareth Menezes.
Maiores informações sobre o evento é só acessar o website da Association Viva Madeleine ou a página FACEBOOK. 
Compart.

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia