Navegação

6 dicas básicas para o gestor melhorar o ambiente de trabalho

Foto: Divulgação

Não adianta elaborar as estratégias mais rebuscadas, se o gestor não trabalhar muito bem com os fundamentos básicos da boa liderança

A boa gestão deve apostar em transparência e em simplicidade. Isso porque a “eficácia operacional” só vai surtir efeito, ou seja, os resultados da equipe só aparecerão quando todos perceberem que regras claras e justas estão estabelecidas.

Como gestor, sua missão é saber lidar com as pessoas e ajudá-las a resolver o problema delas; tornar o ambiente de trabalho um espaço cada vez mais agradável, estimulante e aberto para receber novas propostas.

Tem dúvidas de como fazer isso? Então confira estas 6 dicas para melhorar o ambiente de trabalho, que podem fazer toda a diferença para você e seu time!


Os melhores gestores são flexíveis, adaptáveis ​​e sintonizados com seu ambiente

1. Esteja aberto a novas maneiras de ver as coisas

Os melhores gestores são flexíveis, adaptáveis ​​e sintonizados com seu ambiente. Eles estão sempre à procura de oportunidades. Por isso, seja um bom ouvinte e esteja atento a tudo. Muitas das melhores ideias para a melhoria de processos rotineiros vêm de empregados nas trincheiras, porque eles estão mais próximos do trabalho real.

A rigidez é inimiga do progresso. Não tenha medo de mudar processos já estabelecidos e se afastar do usual “esta é a maneira que sempre fizemos aqui”.

2. Espere excelência e a obtenha

Espere excelência, mas não imponha padrões inatingíveis. Os melhores gestores não são os ”mais difíceis” ou “mais agradáveis”, mas aqueles que conseguem obter os melhores resultados das pessoas.

Uma vez que seus funcionários reconhecem que você tem altos padrões, eles exigirão excelência de si mesmos, pois a tendência é se espelharem em você.

Seus colaboradores trabalham com metas e objetivos claros?

3. Certifique-se de que seus funcionários sabem em que eles precisam se concentrar


Os objetivos mensuráveis ​​são os melhores amigos de um gestor. Eles se movem e traduzem em melhor desempenho no trabalho no reino subjetivo da motivação. Se criado estrategicamente no início do ano e reavaliados pontualmente de 15 em 15 dias, os objetivos serão um guia valioso para a equipe e para o gestor de como o ano irá se desenrolar.

4. Proteja seu tempo como se fosse ouro


Os gestores são rotineiramente puxados em muitas direções e os executivos mais eficientes protegem seus horários como verdadeiros vigilantes, isso porque eles têm a consciência de que o tempo é um ativo de gerenciamento essencial para a tomada de decisão.

Eles fazem o que precisam fazer, é claro, mas estipulam prioridades e delegam de forma eficaz. Para esclarecer o conceito de gerenciamento de tempo e propor alguns exercícios de produtividade para você e seu time, listamos três artigos. Confira!
Feedbacks devem ser dados regularmente para o grupo e também no estilo 1-on-1

5. Comunique-se regularmente


De que maneira? Fornecendo feedbacks significativos em tempo real!

A comunicação é tão fundamental para a boa gestão e para o ambiente de trabalho, que não pode ficar de fora da nossa lista. Oferecer regularmente feedbacks claros (apontando ações que justifiquem suas ideias) faz parte da rotina de todo bom gestor.

Esteja prontamente disponível para aqueles que você gerencia. Estar sempre presente, ser acessível, ainda que você esteja gerenciando remotamente por telefone, e-mail, videoconferência etc., é um fator engajador para a equipe. É melhor ser fisicamente remoto e fácil de se comunicar do que estar fisicamente presente, mas ser um gestor ruim na comunicação.

Quer conhecer 3 ferramentas online que irão melhorar sua comunicação da equipe de vendas, então clique aqui.

6. Administre os conflitos

Como qualquer gestor sabe, o ambiente de trabalho é um terreno fértil para o conflito. Questões interpessoais, remuneração, reconhecimento, problemas de redução de custos, demissões, relações de gestão de funcionários…

Os colaboradores são bons observadores; eles sabem identificar quem entra em ação quando necessário e quem não entra. Eles respeitam os gestores que enfrentam situações difíceis, assim como eles vão perder o respeito por aqueles que cronicamente evitá-los.

Como você pôde observar, estratégias de gestão mais elaboradas não funcionam se o básico não for aplicado no dia a dia, ou seja, você não vai ser capaz de motivar as pessoas da equipe que querem progredir nas suas carreiras sem oferecer o essencial.

Agora que conferiu essas dicas básicas, compartilhe conosco aquelas que você já utiliza com sua equipe!
Compart.

Equipe Redação

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia