Você sabia?

4 coisas que o iPhone faz e ninguém tem ideia

Foto: Divulgação

Celular mais famoso do mundo tem funcionalidades "escondidas" desvendadas por empresária que criou treinamento online de inclusão digital

A empresária Marília Guimarães, criadora do treinamento online EntendendoiPhone, que já deu independência aos mais de 900 pessoas ao ensinar como utilizar o aparelho, costuma descobrir funcionalidades “secretas” do smartphone. Sempre questionada sobre todas as “mágicas” que são possíveis de se fazer com o iPhone, a empresária listou 4 coisas que pouca gente sabe que ele é capaz de fazer.

Inverter cores

Uma das funcionalidades do iPhone é de inverter todas as cores da tela, deixando escuro o que era claro. Segundo Marília, é uma forma de deixar mais confortável para ler um texto antes de dormir, ou não incomodar quem está do lado. “Esta opção ajuda a descansar a vista e também é perfeita para pessoas com daltonismo”, explica. Basta selecionar as opções Ajustes > Geral > Acessibilidade > Atalho de Acessibilidade > Inverter Cores. Ao acionar a função, o aparelho passa a trocar de cores a cada vez que o botão redondo de início for pressionado três vezes rapidamente.

Leitura de textos

Quando se está com as mãos ocupadas, escovando os dentes ou fazendo anotações, por exemplo, é possível escolher a opção de “Fala” no iPhone. Desta forma, o aparelho poderá ler todos os textos que forem selecionados. Para ativar, basta acessar Ajustes > Geral > Acessibilidade > Fala > Falar Seleção. “Assim que acionar a fala, vá a qualquer site e selecione o texto, como se fosse copiar, e opte pelo item ‘Fala’, que vai aparecer em cima da seleção”, explica Marília, que também destaca que na opção dos Ajustes da Fala, é possível determinar a velocidade com que a voz vai ler os textos. “Esta opção é muito útil”, resume.

Ditado para enviar mensagens ou dizer textos

Nesta opção, é o usuário quem “lê” para o iPhone. A empresária ensina que esta opção é excelente para ditar textos mais longos em mensagens. Para ativar, basta ir para Ajustes > Geral > Teclado > Ativar Ditado. “Assim que ativar, é possível abrir o aplicativo de notas e usar o símbolo do microfone que vai aparecer no teclado”, destaca. Marília ensina que a opção funciona também no Whatsapp, mas só pode ser utilizada quando o aparelho está com acesso à internet. Também é preciso atentar para o fato de que é preciso dizer “ponto final”, “vírgula” ou “ponto de exclamação” para deixar o texto bem escrito.

AirDrop

Marília explica que o AirDrop é a funcionalidade preferida em eventos e festas. “É muito comum as pessoas tirarem fotos e depois trocarem as imagens por Whatsapp, mas o aplicativo de mensagens compacta as fotos e reduz a qualidade”, destaca a empresária. Por isso, a melhor opção, segundo ela, é utilizar o AirDrop como forma de compartilhar. “Basta abrir o aplicativo de fotos e clicar no canto inferior esquerdo, em um quadradinho com seta para cima, que o iPhone vai reconhecer todos que possuem o AirDrop”, explica Marília. Aqueles que não possuem esta funcionalidade podem acioná-la na Central de Controle. “Deslize o dedo de baixo para cima na tela inicial, toque em AirDrop e escolha a opção 'todos'", ensina. Com isso, será possível compartilhar a imagem com todos que tiverem a funcionalidade em seus iPhones.
Compartilhe on Google Plus

Escrito por Equipe Redação

0 comentários:

Postar um comentário

Adicione seu comentário sobre a notícia